Image Map

7 de outubro de 2022

Bulgasari

 ۞ ADM Sleipnir

Arte de Sooyeon Lee

Bulgasari (hangul: 불가사리, hanja: 不可殺이 ou 火可殺이, mandarim:不可殺, "Impossível de matar") é uma criatura pertencente ao folclore coreano e também conhecida na China, descrita como uma besta quimérica comedora de ferro, também capaz de devorar pesadelos e destruir o vírus da varíola. Sua aparência costuma variar de uma localidade para a outra, mas geralmente costuma ser descrita e retratada como possuindo o corpo de um urso, as pernas de um tigre, a cauda de uma vaca, a crina de um leão, a cabeça de um elefante e os olhos de um rinoceronte. 

Como o significado de seu nome deixa claro, um Bulgasari é invencível, e impossível de ser morto. O Songnamjapji (松南雜識, "Escritos Diversos de Songnam"), da dinastia Joseon, registra uma história sobre uma ocasião em que o governo emitiu uma ordem para prender todos os monges budistas, que por sua vez fugiram de seus templos  buscando evitarem sua captura. Um dos monges foi à casa de sua irmã e  lhe pediu abrigo e ela deixou que ele se escondesse em um armário. Porém, enquanto o monge estava escondido lá, a irmã sugeriu ao marido que o denunciasse às autoridades em troca de uma boa recompensa. 

Enfurecido com o plano de sua esposa de vender seu próprio irmão, matou-a e libertou o monge. Enquanto esteve trancado dentro do armário, o monge confeccionou uma pequena e grotesca criatura feita com grãos de arroz cozidos no vapor e a alimentou com pequenas agulhas. Surpreendentemente, a criatura continuou comendo mais agulhas e continuou crescendo, e quando não havia mais nada para comer na casa, ela saiu e passou a comer qualquer tipo de sucata de metal que encontrava pelo caminho, crescendo cada vez mais. 

Na tentativa de por um fim na criatura, o governo reuniu vários soldados e ordenou que atirassem nela com flechas e golpeassem-na com espadas, mas nenhum desses ataques obteve êxito. Finalmente, eles tentaram por um fim à criatura incendiando-a, mas ela continuou a caminhar pela aldeia com o seu corpo tomado pelas chamas, destruindo assim todas as casas que encontrou pelo caminho. Em algumas variações da história, o monstro é morto por um eminente monge.


fonte:
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

7 comentários:

  1. Não entendi, seu nome significa "impossível de ser morto" e foi morto por um, mesmo que eminente, monge?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é morto em algumas versões da história, apenas.

      Excluir
    2. Mas se o nome é o mesmo em todas as versões e seu significado é o mesmo, então teria que ser imortal em todas as versões também, logo, nada de morrer em qualquer versão que seja, não?

      Excluir
    3. Vai de quem escreveu, imortal não significa super resistente.

      Excluir
  2. Tava aqui pensando será que Tolkien não teve como base para sua inspiração nos OIifantes(Mumakill) como bestas de carga aparecendo em senhor dos anéis as duas torres? Ou foi em outra mitologia relacionada com elefantes ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não. Creio que foi em mamutes mesmo, incrementando apenas com alguns elementos mais fantasiosos.

      Excluir
  3. Um outro detalhe a pele deles é impenetrável e só podem serem mortes se atingido no olho

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby