Image Map

19 de outubro de 2022

Anta Esfolada

۞ ADM Sleipnir

Arte de Vinícius Galhardo

A Anta Esfolada é uma criatura pertencente ao folclore do Rio Grande do Norte, e cuja lenda é associada à fundação do município de Nova Cruz. Trata-se de uma anta encantada e sem sua pele, dita percorrer os arredores de casas e fazendas em alta velocidade e roncando bem alto, assustando a todos, principalmente a caçadores. Por onde passa, ela deixa um horrendo rastro de sangue, oriundo de seu corpo esfolado.

Histórias sobre uma anta maligna que traria azar a aquele que a capturava percorriam a região por volta do final do séc. XVIII, época na qual a caça a esse animal era constante devido ao uso do seu couro para a confecção de sandálias e casacos. Certo dia, um caçador resolveu por um fim a essas histórias, capturando a tal anta e arrancando a sua pele. Conta-se que ele atingiu o seu intento, e uma vez que tinha a anta em suas rédeas, tentou esfolá-la como o planejado. Porém, ao dar o primeiro corte em sua pele, a anta deu um pulo e e saiu correndo em disparada, deixando toda a sua pele nas mãos do seu captor.

Arte de Marcos Muller (para o Estadão)

Logo espalhou-se a história de que uma anta esfolada andava pela região assustando aqueles que encontrava pelo caminho. As pessoas passaram a evitar sair de casa ao anoitecer com medo de se depararem com a criatura. Para por um fim a essa história, um padre missionário foi chamado para realizar o exorcismo da anta, pois muitos acreditavam que ela era na verdade o próprio Diabo. Uma vez realizada a cerimônia de exorcismo, uma grande cruz benta foi instalada na entrada da cidade, e o padre instruiu que as pessoas passassem a chamar aquele lugar de Nova Cruz, além de nunca mais fazerem nenhuma menção à Anta Esfolada. Dizem que desde então a Anta Esfolada nunca mais foi vista nas imediações da cidade, graças a intervenção do padre.

Arte de @FubukiiAST

fonte:

  • Abecedário de Personagens do Folclore Brasileiro, de Januária Cristina Alves;




CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE 
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby