Image Map

10 de outubro de 2022

Sinmara

۞ ADM Sleipnir

Arte de Dilyana Bozhinova

Sinmara é uma giganta da mitologia nórdica, geralmente considerada por alguns estudiosos uma consorte de Surtur, jotunn de fogo e senhor de Muspelheim, enquanto outros teorizam que ela seja esposa do sábio Mimir. Sinmara é atestada apenas no poema Fjölsvinnsmál, onde ela é mencionada ao lado de Surtr em uma estrofe (emendada), e descrita como guardiã da lendária arma Laevateinn em uma passagem posterior. 

O poema Fjölsvinnsmál é uma busca nupcial, na qual o herói Svipdagr finalmente ganha entrada no palácio que abriga sua pretensa noiva Menglöð. Svipdagr (sob o pseudônimo Vindkaldr) faz perguntas ao vigia Fjölsviðr e reúne informações sobre o palácio. Ele descobre que os cães de guarda do mesmo só podem ser distraídos com a carne do galo Vidofnir. Ele também descobre que tal carne só poderia ser obtida através do uso da Laevateinn, guardada por Sinmara. Fjölsviðr informa a Svipdagr que ele deveria levar uma "foice brilhante" (que nada mais era que uma pena das  asas de Vidofnir) em uma bolsa e entregá-la a "deusa do ouro" (Sinmara). Dessa forma, Svipdagr acabou esbarrando em um paradoxo insuperável, pois a pena de Vidofnir não podia ser obtida sem a Laevateinn, e sem a pena, Sinmara não entregaria a arma a ele.

Arte de Jonathan Stroh

Sinmara = Hel?

O linguista e filósofo norueguês Hjalmar Falk (1859-1928) afirmou que Sinmara provavelmente não é outra senão Hel, filha do deus trapaceiro Loki. Ele chamou atenção ao fato de que Sinmara é especificamente chamada de hin fölva gýgr ("a giganta pálida") no Fjölsvinnsmál, assim como o poeta romano clássico Virgílio fala de Orcus, um deus do submundo na mitologia romana, e que Hel é azul ou meio azul e meio clara como a deusa romana Proserpina, a quem o historiador Saxo Grammaticus iguala a Hel em sua obra Gesta Danorum

Falk observou ainda que Sinmara é referida como aurglasis Eirr, que ele traduziu como "a deusa do anel de ouro", e comparou com Hel sendo chamada de Gjallar sunnu gátt ("portador do colar") na estrofe 9 do poema  Hrafnagaldr Óðins (também conhecido como Forspjallsljóð).

Cultura Popular

Sinmara aparece em Dawn of Ragnarök, expansão do game Assassin's Creed: Valhalla.



PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

5 comentários:

  1. Interessante poderia falar mais do reino de fogo? Ele pertence aos nove reinos da mitologia nórdica Não conheço muito sobre ele e principalmente de suas criaturas que habitam

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho um post antigo sobre Yggdrasil publicado aqui no blog, onde falo sobre os nove mundos. Porém lá forneço o pouco de informações que eu colhi na época. A postagem em questão está em revisão e espero em breve atualizá-la com informações mais completas e precisas.

      Excluir
  2. Então ele tem uma esposa sempre achei que ele pensava apenas em ragnarok isso, ragnarok aquilo e por aí vai. Na verdade sempre achei o reino dele o mais desinteressante dos 9 da mitologia nórdica, a impressão que dá é que só tem ele e um bando de gigantes de fogo que nasce de vulcões essa a impressão que dá

    ResponderExcluir
  3. Pretende trazer o poema meninonado fjolsvinnsmal

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby