Arte gerada com I.A. |
Bia (do grego Βια ou Βιη, "força, vigor"; em romano, Vis) é a na mitologia grega a deusa grega ou espírito personificado (daimona) da força, poder, potência, força corporal e compulsão. Ela é filha do titã Palas e da oceânide Estige, e seus irmãos são Nike (deusa grega da vitória), Kratos (também deus grego da força) e Zelo (deus grego da rivalidade).
Mitologia
Bia não é tão conhecida quanto seus irmãos Kratos e Nike, e muito menos possui uma presença proeminente nos mitos. Ela é mencionada na tragédia grega Prometeu Acorrentado, atribuída ao dramaturgo grego Ésquilo (525-456 A.E.C.), onde Hefesto é compelido pelos deuses a prender Prometeu, que havia roubado o fogo para dar aos mortais. Bia e Kratos levam Prometeu até a região da Cítia, onde o aprisionam em um rocha. Embora Kratos tenha todo um diálogo com Hefesto, questionando seus lamentos por alguém que desafiou os céus, Bia permanece em silêncio durante toda a passagem.
Arte de Zelda C.W. |
Culto
Bia não possui um culto estabelecido ou templos próprios, diferentemente de outras deidades mais celebradas, como Zeus e Atena. No entanto, o geógrafo Pausânias, em seu livro Descrição da Grécia, menciona um santuário compartilhado por Ananke (deusa primordial da necessidade) e Bia, localizado na acrópole de Corinto.
Cultura Popular
Nos quadrinhos da Marvel, Bia é um semideus, a personificação olímpica da força, e empunha uma maça forjada pelos Ciclopes. No século XX, o "titã" Tifão baniu todos os olímpicos para a Terra das Sombras, mas Hércules derrotou Tifão e restaurou os deuses ao Olimpo. Os deuses Kratos e Bia atuaram como oficiais de justiça, segurando Tifão enquanto Zeus o julgava e, em seguida, conduzindo-o ao Hades para cumprir sua sentença eterna.
Nos quadrinhos de Conan, o Bárbaro, Kratos e Bia dão nome a um par de ursos polares, macho e fêmea, que serviam como servos, aliados e companheiros da sacerdotisa Ursla.
fonte:
- BIA - Greek Goddess of Force, Might & Power (Roman Vis). Disponível em: <https://www.theoi.com/Daimon/Bia.html>.
Nenhum comentário:
Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:
1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.
Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.
De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.