Image Map

15 de novembro de 2019

Estige

۞ ADM Sleipnir


Arte de Emanuella Kozas

Estige (em grego Στυξ , "odiar") é na mitologia grega a deusa do rio Estigeque conduz as almas ao submundo. Ela também é a personificação espiritual (daimon) do ódio (stygos). Estige é a mais velha das Oceânides, as ninfas filhas dos titãs Oceano e TétisEra consorte de Palas, um titã associado à guerra, e seus filhos eram Zelos (fúria), Nike (vitória), Cratos (poder) e Bias (força). 

Durante a Titanomaquia Estige foi neutra a maior parte da guerra, assim como seus pais e irmãos, os deuses-rio e as ninfas do oceano. Porém Palas resolveu lutar ao lado de seus irmãos titãs e acabou sendo derrotado. Durante a última batalha da guerra, Estige e seus filhos resolveram apoiar ZeusZeus recompensou seu apoio, dando-lhe uma fonte de água que desaguava no submundo (o rio Estige), e tornando o rio um vínculo sagrado dos juramentos dos deuses.


Arte de LeGrebe

Uma promessa feita ao rio Estige é o voto mais sagrado que pode ser feito, e nem mesmo os deuses ousavam quebrar uma promessa perante esse rio. Há por exemplo 
o caso de Sêmele, uma das amantes de Zeus e mãe de Dioniso. Para se vingar dela, a deusa Hera transformou-se em uma de suas servas e a induziu a pedir a Zeus para fazer uma promessa a ela pelo Rio Estige, como prova de seu amor. Sêmele o fez e, após Zeus jurar ao rio Estige, Sêmele pediu para ver sua forma real. Sem poder quebrar sua promessa, Zeus mostrou a Sêmele sua verdadeira forma, e ela foi instantaneamente fulminada por raios.

O Estige também é conhecido como o Rio da Invulnerabilidade. Segundo a mitologia, aquele que mergulha em suas águas torna-se imortal. Assim como foi no caso de Tétis, que mergulhou seu filho Aquiles no rio, segurando-o pelo calcanhar (a única parte que não foi tocada pelas águas do rio). Daí surgiu o calcanhar de Aquiles, o motivo de sua morte na Guerra de Tróia.



fonte:

NÃO DEIXE O BLOG MORRER! Separe um minuto para comentar, elogiar ou criticar as publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante e ajuda a manter o blog ativo!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante, e muito bem vindo, porém peço que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby