Image Map

18 de novembro de 2019

Pai do Mato

۞ ADM Sleipnir

Arte de Anderson Awvas

O Pai do Mato é uma criatura de tamanho descomunal e defensora das matas, pertencente ao folclore dos estados de Alagoas e Pernambuco, no nordeste brasileiro, mas também conhecido em Rondônia e em Goiás. Sua descrição costuma variar de um estado para o outro.

Em Alagoas, ele é descrito como sendo maior que qualquer árvore das matas, possuindo cabelos enormes e desgrenhados e unhas com cerca de dez metros de comprimento. Em seu umbigo existe uma espécie de anel ou roda, e é o único ponto fraco da criatura, uma vez que todo o resto de seu corpo é invulnerável a qualquer lâmina ou bala. Dizem que ele possui um urro e uma risada tão poderosos que fazem toda a mata estremecer.

Arte de Douglas Nogueira
Já em Pernambuco, o Pai do Mato ganha feições que o assemelham a outros monstros folclóricos regionais, como o Bicho-Homem e o Mapinguari, e ao deus da mitologia grega. Ele é descrito como um ser com pés de cabrito e coberto de pelos, conservando uma barbicha no queixo. Suas mãos parecem as de um macaco, porém anda ereto como um ser humano. Ele possui ainda uma cor escura como a de um porco sujo de lama, e sua urina é azul.

As histórias dizem que o Pai do Mato raramente aparecer diante dos humanos, mas quando o faz, não acaba bem para quem o vê. Dizem que ele devora qualquer um que cruze o seu caminho. 

Arte de Lucas Melo

fontes:
  • As 100 Melhores Lendas do Folclore Brasileiro, de A.S. Franchini;
  • Abecedário de Personagens do Folclore Brasileiro, de Januária Cristina Alves.

NÃO DEIXE O BLOG MORRER! Separe um minuto para comentar, elogiar ou criticar as publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante e ajuda a manter o blog ativo!

Um comentário:

  1. Brother, posta mais sobre mitos do nosso pais, pois nosso pais é muito rico em mitos e tem alguns muito interessantes.

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante, e muito bem vindo, porém peço que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby