Image Map

1 de novembro de 2019

Lamassu

۞ ADM Sleipnir

Arte de Deer-in-headlights

Os Lamassu (também Lammasu, Lamasu ou Shedu
) são divindades protetoras pertencentes à mitologia do Antigo Oriente Médio. Eles são descritos e representados na arte como criaturas híbridas, com o corpo de um touro ou leão (simbolizando força), as asas de uma águia (simbolizando liberdade e velocidade), e a cabeça de um homem barbudo (simbolizando alta inteligência).

Arte de Saeed Jalabi

Como estátuas colossais encontradas nas ruínas das antigas cidades da Babilônia e Assíria, os Lamassu eram posicionados como guardiões das entradas dos palácios reais. Imagens de Lamassu também foram gravadas em tábuas enterradas sob o limiar das portas. As esculturas de Lamassu têm dois aspectos - quando vistas de frente, parecem estar em guarda; quando vistas de lado, parecem estar caminhando para a frente.

Na mitologia mesopotâmica, Lamassu ajudam as pessoas a combaterem o caos e o mal. Todos os dias, eles mantêm os portões do amanhecer abertos para que o deus do sol Shamash possa subir e também ajudam a suportar o peso do disco solar.

Arte de Morteze

fonte:

  • The Mythical Creatures Bible: The Definitive Guide to Legendary Beings, Por Brenda Rosen;
NÃO DEIXE O BLOG MORRER! Separe um minuto para comentar, elogiar ou criticar as publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo!

Um comentário:

  1. Criaturinha curiosa... Eles a viam como algo bom mesmo tendo uma aparência tão diferenciada. Eu adoraria conversar com um babilônio da época para tentar descobrir o que eles consideravam medonho ou agradável!

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante, e muito bem vindo, porém peço que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby