۞ ADM Sleipnir
![]() |
Arte de mattforsyth |
Akurra é uma divindade serpente, às vezes associada à Serpente Arco-Íris, oriunda das crenças dos Adnyamathanha, um agrupamento formado contemporaneamente por vários povos aborígenes australianos distintos do norte dos Montes Flinders, no sul da Austrália. Anciãos Adnyamathanha a escrevem como uma serpente aquática de proporções colossais, dotada de uma juba semelhante a uma barba, escamas e presas afiadas. Ela é uma criatura anfíbia, residindo nos rios, lagos e nascentes, mas movimentando-se também em terra firme. À medida em que se movimenta pela terra, Akurra molda o terreno ao seu redor, criando montanhas, vales e novos rios.
Uma história envolvendo Akurra conta sobre a criação dos poços de água nas Cordilheiras Gammon. Akurra estava com muita sede, então ele foi até o Lago Frome para beber. Akurra bebeu o lago inteiro de água salgada até secá-lo. No caminho de volta para casa, seu corpo inchado esculpiu desfiladeiros e formou poços de água nos locais onde ele descansou. Esses poços de água são o Arkaroola (Akurrula Awi), o Nooldoonooldoona (Nuldanuldanha), o Bolla Bollana (Valivalinha), a Fonte Mainwater (Adlyu Vunhu Awi) e o Yacki (Yaki Awi), onde ele finalmente parou. Ali, Akurra permanece sentado ao sol, onde o ronco de seu estômago ocasionalmente provoca pequenos tremores de terra.
Akurra também está profundamente conectada à água e à chuva. De acordo com uma história narrada pelos anciões Adnyamathanha, em tempos de seca, os xamãs viajavam até o local onde Akurra vivia, atraíam a serpente para fora e extraíam sua gordura renal, que era aquecida sobre o fogo. O cheiro da gordura derretida subindo para o céu iniciava um vento forte, as nuvens se abriam e uma chuva forte caía em uma enxurrada, revitalizando a terra.
![]() |
Arte de @dave_parsons-art |
fontes:
- Akurra. Disponível em: <https://en.wikipedia.org/wiki/Akurra>.
AMEND, R. Aborigines Of The Flinders Ranges - colourful Aboriginal culture. Disponível em: <https://www.ritas-outback-guide.com/AboriginesOfTheFlindersRanges.html>.
Nenhum comentário:
Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:
1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.
Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.
De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.