12 de junho de 2025

Daragang Magayon

۞ ADM Sleipnir

Arte de kuybs

Daragang Magayon (em filipino: "Donzela Bela"), também conhecida como Magayon, é uma figura lendária das Filipinas, central no mito que explica a origem do Monte Mayon, um dos vulcões mais ativos e icônicos do país, localizado na província de Albay, região de Bicol. 

Magayon era a única filha de Makusog (cujo nome significa "forte"), um poderoso chefe da tribo Rawis, e Dawani ("arco-íris"), que faleceu pouco após seu nascimento. Criada por seu pai, ela cresceu tornando-se uma jovem de extraordinária beleza e gentileza, atraindo pretendentes de várias tribos vizinhas. Entre seus admiradores estava Pagtuga (cujo nome significa "erupção"), um orgulhoso chefe guerreiro da tribo Iriga, conhecido por sua habilidade na caça e sua natureza impetuosa. Pagtuga tentou conquistá-la com presentes valiosos, mas Magayon permaneceu indiferente ao seu cortejo.

Certo dia, enquanto se banhava no rio Yawa, Magayon escorregou nas pedras e, não sabendo nadar, começou a se afogar. Nesse momento crítico, Panganoron (cujo nome significa "nuvens"), um nobre guerreiro de uma tribo distante, passava pelo local e a salvou. Os dois se apaixonaram, e, após um período de cortejo, Magayon aceitou se casar com ele, recebendo a bênção de Makusog.

Arte de Caleb

Ao saber do noivado, Pagtuga, consumido pelo ciúme e pela raiva, sequestrou Makusog e exigiu que Magayon se casasse com ele em troca da liberdade de seu pai. Panganoron, ao descobrir o ocorrido, reuniu seus guerreiros e partiu para enfrentar Pagtuga em uma batalha épica nas montanhas. A luta foi intensa, com ambos os lados demonstrando grande ferocidade. No clímax do confronto, Panganoron derrotou Pagtuga, mas, no momento em que Magayon corria para abraçá-lo, um dos guerreiros sobreviventes de Pagtuga disparou uma flecha fatal contra Panganoron. Ele morreu nos braços de Magayon, que, tomada pela dor, pegou a faca do falecido amado e se suicidou diante dos inimigos que os cercavam.

Após testemunhar a tragédia, Makusog enterrou os dois amantes juntos em um único túmulo. Com o tempo, o local começou a se elevar, formando uma majestosa montanha que os habitantes locais passaram a chamar de Mayon, em homenagem à jovem Magayon.

O monte Mayon, ao fundo


CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio, crítica nas publicações. Sua interação é importante e ajuda a manter o blog ativo! Para mais conteúdo, inclusive postagens exclusivas, siga o Portal dos Mitos no seu novo Instagram, @portaldosmitosblog

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby