
Gottfried "Götz" von Berlichingen (15 de novembro de 1480 – 23 de julho de 1562), também conhecido como Götz da Mão de Ferro, foi um cavaleiro imperial alemão (Reichsritter), mercenário e poeta. Nascido em uma família nobre da atual região de Baden-Württemberg, ele adquiriu o Castelo de Hornberg, em Neckarzimmern, em 1517, onde viveu até sua morte. Durante 47 anos, de 1498 a 1544, Götz participou de inúmeras campanhas militares, incluindo a Guerra dos Camponeses Alemães, além de envolver-se em diversos conflitos e rixas. Em sua autobiografia, ele relata ter travado 15 batalhas por motivos pessoais, além de auxiliar amigos em conflitos contra cidades como Colônia, Ulm e Augsburgo, além da Liga Suábia e do bispo de Bamberg.
Seu nome tornou-se célebre não apenas por sua bravura, mas também pela frase vulgar Er kann mich am Arsch lecken (literalmente "Lamba minha bunda"), conhecida como Saudação Suábia. Essa expressão foi imortalizada pelo escritor Johann Wolfgang von Goethe, que escreveu uma peça baseada em sua vida.
Juventude e primeiras campanhas
Em 1497, Götz entrou para o serviço de Frederico I, Margrave de Brandemburgo-Ansbach, e, no ano seguinte, lutou nos exércitos do imperador Maximiliano I do Sacro Império Romano-Germânico. Participou de campanhas militares na Borgonha, Lorena, Brabante e na Guerra Suábia de 1499. Por volta de 1500, abandonou o serviço de Frederico e organizou uma companhia de mercenários, oferecendo seus serviços a duques, margraves e barões.
Em 1504, durante a Guerra de Sucessão de Landshut, lutou por Alberto IV, Duque da Baviera, mas sofreu um revés marcante. Durante o cerco à cidade de Landshut, um disparo de canhão atingiu sua espada, empurrando-a contra seu próprio braço e destruindo sua mão direita. Nos anos seguintes, Götz desenvolveu duas próteses mecânicas de ferro. A primeira, mais rudimentar, foi feita por um ferreiro local e um seleiro. Já a segunda, mais sofisticada, permitia-lhe segurar objetos como um escudo, rédeas de cavalo e até uma pena. Ambas as próteses encontram-se hoje expostas no Castelo de Jagsthausen. Apesar da perda da mão, ele continuou sua carreira militar, participando de rixas e combates ao lado de aliados e amigos.

Conflitos com o Império
Götz ficou famoso por seu espírito independente e desafiador. Em 1512, atacou mercadores de Nuremberg que retornavam de uma feira em Leipzig, provocando a ira do imperador Maximiliano I, que o colocou sob banimento imperial. Para ser libertado, em 1514, teve de pagar uma pesada multa de 14.000 florins. Em 1516, aliou-se ao Principado de Mainz e capturou Filipe II, Conde de Waldeck, exigindo um resgate de 8.400 florins. Esse ato resultou em um novo banimento imperial em 1518. No ano seguinte, juntou-se ao exército de Ulrich, Duque de Württemberg, na guerra contra a Liga Suábia. Durante a defesa de Möckmühl, foi cercado e forçado a se render por falta de suprimentos. Contudo, os inimigos violaram os termos de rendição e o prenderam em Heilbronn. Ele só foi libertado em 1522, após pagar 2.000 florins e prometer não buscar vingança contra a Liga.
A Guerra dos Camponeses Alemães
Em 1525, durante a Guerra dos Camponeses Alemães, Götz foi pressionado a liderar as tropas rebeldes na região de Odenwald, que se insurgiram contra os príncipes eclesiásticos do Sacro Império. Apesar de assumir a liderança, ele não apoiava fervorosamente a causa e buscava moderar os excessos da revolta. Contudo, sua influência sobre os insurgentes foi limitada. Após um mês no comando, ele abandonou os camponeses e retirou-se para o Castelo de Jagsthausen, onde aguardou o fim da rebelião.
Após a vitória imperial, foi chamado à Dieta de Speyer para prestar contas, mas foi absolvido em 1526. No entanto, a Liga Suábia ainda desejava puni-lo. Em 1528, foi atraído a Augsburgo sob um salvo-conduto, mas foi preso e mantido em cativeiro até 1530. Ao ser libertado, teve de prometer novamente que permaneceria em sua propriedade sem se envolver em novos conflitos.

Serviço ao Sacro Império Romano
Em 1540, o imperador Carlos V revogou as restrições impostas a Götz, permitindo que ele voltasse à ativa. Em 1542, serviu ao imperador na campanha contra o Império Otomano de Solimão, o Magnífico, na Hungria. Já em 1544, lutou na invasão imperial da França, contra Francisco I. Após a campanha francesa, retirou-se para seu castelo, onde viveu em relativa paz até sua morte, em 23 de julho de 1562. Götz casou-se duas vezes e teve três filhas e sete filhos, garantindo a continuidade de sua linhagem.
![]() |
| "The Death of Götz von Berlichingen" (1839) por Leopold Schulz (1804-1873) |
Legado
Götz von Berlichingen deixou uma autobiografia, a Rossacher Handschrift, publicada em 1731 sob o título Lebens-Beschreibung des Herrn Gözens von Berlichingen ("Biografia do Senhor Götz von Berlichingen"). Em 1843, foi republicada como Ritterliche Thaten Götz von Berlichingen's mit der eisernen Hand ("Feitos Cavaleirescos de Götz von Berlichingen com a Mão de Ferro"). Uma edição acadêmica moderna foi lançada em 1981 sob o título Mein Fehd und Handlungen ("Meus Feudos e Ações"). Sua célebre Saudação Suábia ("Er kann mich am Arsch lecken!") entrou para a cultura popular, sendo amplamente atribuída a ele.
Johann Wolfgang von Goethe popularizou sua figura com a peça Götz von Berlichingen (1773), que o retrata como um herói trágico enfrentando um mundo em transformação. A obra foi uma inspiração para o nacionalismo alemão. Outros dramaturgos, como Jean-Paul Sartre e John Arden, também escreveram peças sobre sua vida. O compositor Havergal Brian baseou sua Sinfonia nº 2 no personagem. Além disso, a 17.ª Divisão Panzergrenadier SS "Götz von Berlichingen", criada na Segunda Guerra Mundial, recebeu seu nome.

- WIKIPEDIA CONTRIBUTORS. Götz von Berlichingen. Disponível em: <https://en.wikipedia.org/wiki/G%C3%B6tz_von_Berlichingen>.
Götz da Mão de Ferro


Nenhum comentário:
Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:
1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.
Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.
De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.