11 de agosto de 2025

Mahwot

۞ ADM Sleipnir

Arte de CyrilBarreaux

O Mahwot é uma criatura lendária associada ao rio Mosa, que atravessa a região das Ardenas, que se estende entre a Bélgica, Luxemburgo e a França. Descrito como um anfíbio semelhante a um lagarto e de tamanho comparável ao de um bezerro, acredita-se que percorra o leito do rio entre a comuna francesa de Revin e a cidade belga de Liège, movendo-se constantemente entre essas localidades. Relatos de avistamentos do Mahwot foram registrados em Revin e Givet durante uma noite de julho de 1870.

A lenda do Mahwot está intimamente ligada à prevenção de acidentes com crianças próximas ao rio. Considerado uma espécie de "bicho-papão aquático", o Mahwot supostamente captura e devora crianças que se aventuram muito perto das águas do Mosa. Embora raramente saia da água, sua aparição em terra firme é tradicionalmente interpretada como um mau presságio, associado a eventos como morte, guerra ou peste. 

Além disso, segundo a crença popular, mães irritadas podem invocá-lo para assustar crianças desobedientes. No dialeto local, uma advertência comum dirigida às crianças diz: “V’la le Mahwot, si tu n’ti tais nai, d’ji vas t’fouaire mandjie!”, que pode ser traduzida como “Aí vem o Mahwot; se não calar a boca agora mesmo, vou mandá-lo te comer!”.

Arte gerada com I.A.

fonte:

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio, crítica nas publicações. Sua interação é importante e ajuda a manter o blog ativo! Para mais conteúdo, inclusive postagens exclusivas, siga o Portal dos Mitos no seu novo Instagram: @portaldosmitosblog

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby