Image Map

7 de agosto de 2013

O Pássaro de Saqqara

۞ ADM Sleipnir


Pássaro de Saqqara (lê-se Sacara) é uma figura de um pequeno pássaro descoberta em 1898 durante as escavações do túmulo de Pa-di-Imen, localizado em Saqqara, no Egito. Datado de aproximadamente 200 a.C., sua finalidade não é compreendida por conta da falta de documentação do período, porém ele é considerado por muitos a prova de que os egípcios tinham conhecimentos de vôo.

A peça é feita de madeira de sicômoro e tem um comprimento de cerca de 14 cm , com uma envergadura de 18 cm e um peso com cerca de 40g. Ele possui um bico, sem buracos para penas, e um olho, e foi pintado para se assemelhar a um falcão sem imagens claras e escultura de penas nas asas. O artefato é uma suposta prova de que os antigos egípcios tinham alguma noção de aviação. 


Após a invenção do voo, em 1903, muitos anos depois, em 1963 a ave foi redescoberta pelo egiptólogo Khalil Messiha, que atestou que o artefato não representava um pássaro, e sim um modelo de aeroplano, cujo original supostamente ainda estaria presente em Saqqara. Alguns testes foram feitos com modelos em escala maior, e comprovaram a teoria de Khalil, pois ele se comportou exatamente como um planador.

A discussão é se o pássaro de Saqqara é de fato zoomórfico ou uma evidência do potencial que os antigos tinham e ou exercidos vôo moderna. Essa idéia é apoiada por "máquinas voadoras" adicionais, possivelmente zoomórficas, encontradas na América do Sul e datadas de 500-800 a.C., que mostravam qualidades aerodinâmicas semelhantes as do Pássaro de Saqqara. Sendo realista, é bem provável que esse artefato não passe de um brinquedo, mas pensar que as antigas civilizações possuíam conhecimentos sobre aviação é fantástico.

O Pássaro de Saqqara encontra-se nos dias de hoje exposto no  Museu de Antiguidades Egípcias do Cairo, no Egito.

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby