Arte de Francesco Crisci |
"A primeira sílaba [de Khlûl'-hloo] é pronunciada de forma gutural e muito densa. O 'u' é semelhante ao som de 'full'; e a primeira sílaba é semelhante ao som de 'klul', por isso o 'h' representa essa densidade gutural."
Arte de Ryan Bittner |
Arte de Disse86 |
Arte de John Dotegowski |
Habilidades Psíquicas
Castro, um cultista de Cthulhu, revela que os Grandes Antigos possuem habilidades telepáticas e "sabiam de tudo que ocorria no universo". Eles eram capazes de se comunicar com os primeiros humanos "moldando seus sonhos", o que facilitou o surgimento do Culto de Cthulhu. Contudo, após o afundamento de R'lyeh nas profundezas do oceano, "as águas profundas, repletas do antigo mistério primordial através do qual nem mesmo o pensamento pode passar, romperam a comunicação espectral". (HPL: "O Chamado de Cthulhu")
É relevante notar que os "Grandes Antigos" mencionados por Castro se referem especificamente aos Filhos das Estrelas de Cthulhu, e não às outras entidades conhecidas como Grandes Antigos em outras partes do Mito. Isso fica evidente na declaração de Castro de que "todos jazem em casas de pedra na grande cidade de R'lyeh". Em outros trechos, Cthulhu também é identificado como o "sacerdote" dos Grandes Antigos. (HPL: "O Chamado de Cthulhu")
Quando uma parte de R'lyeh, possivelmente a cidadela de Cthulhu, emergiu brevemente em 1925, a influência psíquica de Cthulhu foi sentida globalmente por indivíduos sensíveis, especialmente por artistas e pacientes em asilos. Esse despertar causou uma onda de "pânico, mania e excentricidade" em várias partes do mundo, incluindo surtos de suicídio. (HPL: "O Chamado de Cthulhu")
Assim como ocorre com outras entidades dos Grandes Antigos, ídolos de Cthulhu podem servir como "pontos de contato" que permitem que ele se manifeste física e mentalmente através da escultura. Essa conexão não se limita aos ídolos esculpidos em minerais extraterrestres trazidos à Terra por Cthulhu e seus Filhos das Estrelas; manifestações semelhantes também foram observadas em esculturas de madeira talhadas na Terra. (AWD: "Algo em Madeira")
Arte de nightserpent |
Arte de acrylicdreams |
Arte de Caberwood |
Culto e Adoradores de Cthulhu
O tamanho exato do culto de Cthulhu é desconhecido, mas sabe-se que ele conta com diversas células ao redor do mundo. Os cultistas frequentemente entoam o terrível mantra: "Ph'nglui mglw'nafh Cthulhu R'lyeh wgah'nagl fhtagn", que se traduz como “Em sua casa em R'lyeh, o Cthulhu morto espera sonhando.” Essa frase é comumente abreviada para “Cthulhu fhtagn”. com interpretações que variam entre “Cthulhu espera”, “Cthulhu sonha” ou “Cthulhu espera sonhando.” Presume-se que o idioma seja R’lyehian, trazido à Terra pelos Filhos das Estrelas (HPL: “O Chamado de Cthulhu”).
O culto de Cthulhu é global, com uma presença central na Arábia e células em lugares tão distantes quanto Groenlândia e Louisiana (HPL: “O Chamado de Cthulhu”). Entre seus líderes, existem “imortais nas montanhas da China.” Cthulhu é descrito por seus seguidores como o “grande sacerdote” dos “Grandes Antigos que habitaram a Terra antes do surgimento dos homens e vieram dos céus” (HPL: “O Chamado de Cthulhu”).
Arte de Sanskarans |
Arte de HrvojeSilic |
“Com o surgimento de novas terras no Pacífico Sul, eventos tremendos começaram [...] Outra raça – uma raça terrestre de seres com forma de polvo e que provavelmente corresponde à lendária prole pré-humana de Cthulhu – logo começou a descer do infinito cósmico, precipitando uma guerra monstruosa que, por um tempo, empurrou os Antigos de volta ao mar [...] Mais tarde, foi feita a paz, e as novas terras foram dadas à prole de Cthulhu, enquanto os Antigos mantinham o mar e as terras mais antigas [...] A Antártida permaneceu o centro da civilização dos Antigos, e todas as cidades construídas lá pela prole de Cthulhu foram destruídas. Então, subitamente, as terras do Pacífico afundaram novamente, levando consigo a assustadora cidade de pedra de R'lyeh e todos os seres cósmicos, permitindo que os Antigos fossem mais uma vez supremos no planeta.” (HPL: Nas Montanhas da Loucura)
Arte de Michael Jaecks |
Nug e Yeb, Arte de Loneanimator |
Hastur |
Kathulos |
Cthuma Gurath |
Viúva Negra (possuía por Cthulhu) (Marvel Avengers Academy) |
São muitas as influência de Cthulhu e seus Mythos na música. O mito de Cthulhu é um tema encontrado em várias músicas do Metallica, incluindo "The Thing That Should Not Be" e "The Call of Ktulu". No penúltimo álbum da banda, "Hardwired... To Self-Destruct", eles mais uma vez revisitam Cthulhu com a música "Dream No More", na qual eles invocam o monstro marinho adormecido de seu sono.
"Ele dorme sob mares negros esperando / Jazia sonhando na morte / Ele dorme sob cosmos tremulando / Estrelas concedendo seu respirar."
“O filho de um pastor, Abdul Alhazred / Viajando nas montanhas, as montanhas a leste / Uma noite diante dele, havia aquela rocha gigante / Três símbolos esculpidos em sangue.”
A letra "Thy Horror Cosmic", da banda Black Dahlia Murder fala sobre acordar e adorar Cthulhu. A banda até utiliza parte da mesma linguagem arcaica na qual as obras de Lovecraft foram escritas:
“Por vastos éons dormiu, espreitando sob as profundezas assombradas / Perversa encharcada pelo mar, levante-se / Nomeado pela língua mais vil, sua vontade flui dentro de mim / Chamando -- o que foi deve ser novamente.”
“Cthulhu Dawn” do Cradle of Filth fala sobre o chamado de Cthulhu de seu sono e o caos apocalíptico que se seguiria após a ascensão da criatura.
“Dentro dessa arena desmembrada / Um selo quebrado em uma antiga maldição / Libera bestas da fenda sísmica / Com alcance relampejante e sede genocida.”
Pimoa cthulhu |
A Mácula de Cthulhu (grande mancha vermelha à esquerda). imagem: NASA/JHUAPL/SwRI |
- Cthulhu. Disponível em: <https://lovecraft.fandom.com/wiki/Cthulhu>.
KATYIRIZARRY. 11 Metal Songs Inspired by H.P. Lovecraft. Disponível em: <https://loudwire.com/hp-lovecraft-inspried-metal-songs/>.
É uma criação mesmo incrível não?
ResponderExcluirabraço, meu amigo.