16 de dezembro de 2025

Maraguana

۞ ADM Sleipnir

Maraguana é uma importante divindade criadora da mitologia Lenca, povo indígena que habitava amplas regiões do atual Honduras e El Salvador. Considerada a principal deusa da religião politeísta original dos Lenca, Maraguana ocupa um papel análogo ao de Quetzalcóatl entre os astecas, Kukulkán entre os maias, Chicunahui-Ehecatl entre os mixtecas e Viracocha entre os incas. Um aspecto singular dessa divindade é que ela representa a versão feminina da Serpente Emplumada, sendo a única instância conhecida dessa figura como uma mulher nas mitologias mesoamericanas e andinas.

Mitologia

Segundo a tradição, a criação da humanidade se deve a Maraguana. Ela teria trazido consigo o pó das estrelas para a Terra e, ao chegar, recolheu grãos secos de milho e sementes de cacau. Em uma pedra de moer e um pote de barro, moldou uma criatura diferente de todas as outras que os deuses haviam criado até então. Essa nova forma de vida foi dotada de consciência e inteligência, dando origem ao primeiro ser humano, que, segundo as narrativas, era uma mulher. O local sagrado onde a criação ocorreu é conhecido como “Ti Ketau Antawinikil”, situado no atual território hondurenho, embora os Lenca também tenham habitado boa parte de El Salvador.

Mais tarde, desejando que a mulher tivesse companhia, Maraguana criou um segundo ser humano, chamado Ti Wanatuku. Ele teria nascido de um ovo, incubado em um ninho de pássaro sobre a cabeça da primeira mulher. Ambos são considerados os ancestrais da humanidade moderna, os primeiros representantes da espécie humana na cosmologia Lenca.

Embora não exista iconografia sobrevivente que retrate diretamente Maraguana, o museu hondurenho Banco Atlántida abriga um artefato que pode representar a deusa: um vaso cerâmico datado do período clássico (cerca de 600–800 d.C.), produzido por artesãos Lenca.

fontes:

Agradecimento especial a leitora Renata, que sugeriu o tema e contribuiu com a sua construção.
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio, crítica nas publicações. Sua interação é importante e ajuda a manter o blog ativo! Para mais conteúdo, inclusive postagens exclusivas, siga o Portal dos Mitos no seu novo Instagram: @portaldosmitosblog

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby