13 de janeiro de 2026

Járnsaxa

۞ ADM Sleipnir

Járnsaxa ("punhal de ferro", "faca de ferro" ou "a armada com lâmina de ferro" em nórdico antigo) é uma jötunn (giganta) da mitologia nórdica, associada ao ferro e à força. Nas fontes medievais da Escandinávia, ela é conhecida principalmente por sua relação com Thor, o deus do trovão. Segundo a Edda em Prosa, escrita por Snorri Sturluson, ela foi amante de Thor e mãe de Magni, um de seus filhos. Já a maternidade de Modi, outro filho de Thor, não é claramente indicada nos textos antigos, embora alguns estudiosos considerem possível que ele também seja filho de Járnsaxa. 

No poema édico Völuspá hin skamma (“Völuspá Menor”), Járnsaxa é contada entre nove donzelas gigantes que deram à luz um filho poderoso. Esse filho é geralmente identificado como Heimdall, o deus responsável por vigiar a ponte Bifröst e associado à organização da sociedade humana.

No Skáldskaparmál, parte da Edda em Prosa, a deusa Sif, esposa oficial de Thor, é descrita poeticamente como “co-esposa de Járnsaxa”. Essa expressão não indica que as duas sejam a mesma figura, mas sugere que Thor manteve relações com ambas. Ainda no Skáldskaparmál, Járnsaxa é mencionada de forma indireta no episódio do gigante Hrungnir. Após a derrota do gigante, Thor presenteia Magni com o cavalo Gullfaxi, que pertencia a Hrungnir. Odin, pai de Thor, reprova a decisão, afirmando que um presente tão valioso deveria ter sido dado a ele, e não ao filho de uma giganta.

fontes:

CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio, crítica nas publicações. Sua interação é importante e ajuda a manter o blog ativo! Para mais conteúdo, inclusive postagens exclusivas, siga o Portal dos Mitos no seu novo Instagram: @portaldosmitosblog

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby