۞ ADM Sleipnir
Arte de Monroe Rodriguez D'Bara Oxala |
Heviossô (também Hebiosso, Kheviossô, Xêvioso ou Xêbioso) é o deus (ji-vodun) do céu, na mitologia fon-daomeana, que se manifesta em forma do trovão e raio. Ele é o segundo filho de Mawu e é considerado um vodun de justiça que castiga ladrões, mentirosos, criminosos e malfeitores (incluindo feiticeiros e pessoas que praticaram alguma injustiça). Os seus símbolos são o raio, o carneiro e o fogo, e seus emblemas são a cor vermelha, o sô-kpé ("pedra de raio") e o sossiovi (machado de uma lâmina com forma de cabeça de carneiro). Heviossô tem vários filhos, entre os quais estão Sogbo, Aklonbé e Avlékété.
|
O culto de Heviossô é originário do território Hwedá, ou seja, da mesma área de onde veio o culto de Dangbê, mais particularmente, da cidade de Hevié, a qual originou seu nome Hevié-Sô (o trovão ou fogo, de Hevié), depois ele foi incorporando outras divindades do trovão locais, como Gbamé-Sô, do território Mahi, que mais tarde se tornou Gbadé, além de Djakata, de origem iorubá e outras, que foram identificados como "filhos de Heviossô". Os iniciados de Heviossô trazem na fronte uma marca feita durante a iniciação com escarificações e tatuagem feita com cinzas de certas substâncias e pelo uso de uma gargantilha feita de algodão torcido (hunkan). Em algumas regiões, seus iniciados ainda usam um colar de contas vermelhas de doze fios (hunjevé).
Na cultura fon tradicional, quando uma pessoa morre punida por Heviossô (queimada em incêndio ou fulminada por um raio), seu cadáver não é enterrado imediatamente. O corpo é exposto em um cavalete diante do templo (hunkpame) de Heviossô com dinheiro e presentes, e um sacerdote sai e "come" ritualmente o cadáver, tocando-o repetidamente com a mão direita e levando-a à boca. Depois recolhe o dinheiro e os presentes e asperge o cadáver com substâncias simbolicamente "calmantes". Só então a família pode levar o cadáver para o funeral. O processo pode demorar vários dias, ao longo dos quais a família pode acrescentar mais presentes para o templo.
Arte de Orádia Porciúncula |
Eu acho maravilhoso como todas as crenças da África, um continente imenso com inúmeras tribos, parece se sincretizar tão perfeitamente. Heviossô é Xangô, Matamba é Oyá, Zambi é Olorum, Exu é Elegba e Inzila, Kayá é Iemanjá, Dandalunda é Oxum, e por aí vai. Nomes diferentes, mesmos deuses, mesmas energias. Axé!
ResponderExcluirlamento le informar mais vodum, orixa e nkisy são diferentes deuses tem similitudes assim como com a cultura nordica, neste caso queviosso tem similitude com Tor
ResponderExcluir