Image Map

25 de novembro de 2016

Nuno sa Punso

۞ ADM Sleipnir

Nuno sa Punso (literalmente "Velho homem do monte", também chamado apenas de Nuno), é uma criatura semelhante a um duende, pertencente a mitologia filipina. Ele é geralmente descrito como um anão velho ostentando uma longa barba e vive agachado sob um formigueiro. Acredita-se que ele também possa ser encontrado debaixo de enormes pedras, árvores, ao longo dos rios, nas cavernas e às vezes até mesmo no quintal de casas humanas. 

Ele se difere dos demais duendes filipinos no seu temperamento, Enquanto os duendes são no geral brincalhões, e até aparecem para crianças, o Nuno sa Punso se irrita facilmente e irá fazer mal a qualquer um que danificar ou perturbar o seu habitat. Ele pode amaldiçoar aqueles que invadem seu território sem permissão e/ou o danificam, cuspindo em qualquer parte do corpo do invasor. Conforme o local em que o cuspe atingir, o invasor irá experimentar dores e inchaços, além de vomitar sangue e urinar um líquido preto.

Arte de Firebluegraphics

Existe uma crença comum nas Filipinas de que, se a medicina moderna não é capaz de curar uma doença em particular, é porque a doença é fruto da maldição de um Nuno sa Punso. Assim, o doente é levado a um albularyo (curandeiro filipino), que irá realizar uma cerimônia conhecida como tawas. Durante esta cerimônia, uma vela é derretida e a cera é vertida sobre um disco ou uma colher. A cera, por sua vez é vertida em água. A imagem formada sobre a água, então, será interpretada pelo albularyo. A interpretação da imagem irá ajudar o alburlaryo a determinar a causa da doença do paciente e onde a maldição realmente aconteceu.

A fim de obter a cura, pode ser pedido à família da vítima que oferte ao Nuno alguma coisa, como frutas ou outros alimentos, bebidas, ou um objeto material. Se a vítima ainda não estiver curada após a oferta, pode ser necessário pedir perdão pessoalmente ao Nuno, caso contrário a vítima poderá ser tomada pela insanidade e por fim acabar morrendo.

Arte de Clarita Joy Cailan

Outra forma de se curar o doente e capturar o Nuno sa Punso que causou-lhe a maldição e matá-lo, esmagando sua cabeça entre os dedos ou as coxas do doente. Isto irá remover qualquer feitiço lançado pelo Nuno morto, mas este método não é recomendado, pois certamente provocará a ira de outros Nuno.

Para evitar a ira de um Nuno sa Punso, as crianças são alertadas para não brincar fora de casa entre meio-dia e três horas da tarde, e a voltar para casa antes das seis horas da tarde. Elas também são instruídas a não fazerem muito barulho em locais onde se acredita que possa viver um Nuno sa Punso, e a pedirem permissão a eles antes de passar por um desses locais.

Arte de Elartwyne Estole



CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

2 comentários:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby