۞ ADM Sleipnir
Ukemochi (japonês 保食神, Ukemochi-no-kami, "Deusa Protetora dos Alimentos" ou "Deusa da Comida") é a deusa (kami) xintoísta da comida, sendo associada à fertilidade e a abundância de alimentos. Ela é às vezes identificada com Wakaukanome, a deusa tutelar das refeições do imperador, e com Toyoukehime-no-kami, uma deusa da comida, da roupa e da moradia, consagrada no Santuário Externo do Grande Santuário de Ise.
Alguns sugerem que Ukemochi está conectado a Inari (o deus das raposas, da fertilidade, do arroz, da agricultura, da indústria e do êxito em geral), que em sua forma masculina pode ter sido seu marido. Em sua forma feminina, Inari e Ukemochi seriam na verdade a mesma divindade.
A Criação de Alimentos para a Humanidade
De acordo com o Nihon Shoki (日本書紀, "Crônicas do Japão", publicado em 720 d.C.), o deus da lua,Tsukuyomi , foi enviado à Terra por sua irmã, a deusa do sol Amaterasu, para visitar a morada de Ukemochi na Terra Central das Planícies de Junco, para investigá-la.
Ao tomar conhecimento da visita de Tsukuyomi, Ukemochi resolveu preparar um grandioso banquete para recebê-lo, porém, a forma como ela produziu os alimentos que iria servir ao deus o irritou profundamente. Ao invés de cozinhar os alimentos, Ukemochi os produziu a partir de si mesma de uma variedade de formas, tal como tossir arroz, vomitar animais, e até mesmo expelindo alimentos de vários lugares desagradáveis, incluindo as axilas, ânus e genitália.
Amaterasu enviou o deus Ame-no-Kumahito até Ukemochi, e ao chegar lá, ele encontrou vários alimentos e animais emergindo do cadáver de Ukemochi: da cabeça saíram bois e cavalos; suas sobrancelhas transformaram-se em bichos da seda; da testa brotou milho e trigo, da barriga saiu arroz e de sua genitália veio o feijão. É dito ainda que outros alimentos saíram do corpo da deusa, como o arroz doce, a soja e o pão. Os grãos foram coletados e semeados para uso da humanidade, dando início à agricultura. Os bichos de seda foram entregues a Amaterasu, que os colocou em sua boca e desenrolou o fio produzido por eles, dando início à sericultura.
Ōgetsuhime e Susanoo
O Kojiki (“Registros de Assuntos Antigos”) menciona uma lenda similar, substituindo Ukemochi por Ōgetsuhime (japonês 大宜都比売) e Tsukuyomi pelo deus Susanoo. Ele também inclui a participação do deus Kamimusubi (um dos Kotoamatsukami, as primeiras divindades que surgiram no momento da criação do universo) que após a morte de Ōgetsuhime, tirou sementes de seu corpo e as plantou no solo. Devido a similaridade de suas histórias, Ukemochi e Ōgetsuhime são comumente ditas serem a mesma divindade.
- Ukemochi. Disponível em: <https://mitographos.blogspot.com/2010/03/ukemochi.html>.;
- STEFANY, P. #6 Uke-Mochi. Disponível em: <https://terrorjapanese.wordpress.com/2014/01/24/6-uke-mochi/>
- ASHKENAZI, M. Handbook of Japanese Mythology. [s.l.] Bloomsbury Publishing USA, 2003.
Postagem revisada e atualizada em 22/12/2024
Nossa que loucura hein. A mulher expelindo alimentos assim, Tem mitos japoneses que são de doer ehehe.
ResponderExcluirQue legal, imaginei ela fazendo isso como nos desenhos dos irmãos piologo XD
ResponderExcluireu amei essas informações
ResponderExcluirCaraca hein Tsukuyomi ficou putasso kkkkkk
ResponderExcluirKKKK se eu fosse um deus faria o mesmo! E vc?
ExcluirAh não sei kkkk "There are consequences to killing a god!" rsrs
ResponderExcluir