2 de setembro de 2019

Carman

۞ ADM Sleipnir


Carman (também Carmun ou Carme) é uma figura ambígua da mitologia irlandesa, descrita ora como deusa, ora como heroína, associada à magia destrutiva, à devastação das colheitas e às forças hostis que ameaçam a ordem da terra. Algumas tradições a apresentam como uma guerreira e poderosa feiticeira, possivelmente uma das mais antigas governantes da Irlanda, enquanto outras a retratam como uma invasora estrangeira, vinda de Atenas, que trouxe caos e esterilidade ao território irlandês.

Segundo a mitologia, Carman chegou à Irlanda acompanhada de seus três filhos malignos, personificações de forças negativas fundamentais: Dub (“escuridão”), Dothur ou Dother (“maldade”) e Dian (“violência”). Juntos, mãe e filhos lançaram feitiços que arruinaram as colheitas e os grãos da ilha, ameaçando a subsistência do povo. Diante dessa calamidade, os Tuatha Dé Danann., o povo da deusa Danu, reuniram quatro de seus membros para combatê-la: Lugh , o deus do sol e deus das artes e ofícios (às vezes referido como um mágico nesta história); Crichinbel (também: Cridhinbheal), um satirista; Aoi Mac Ollamain, um deus da poesia, e Bé Chuille, uma poderosa druidesa, filha da deusa Flidais. 

Um a um, os Tuatha Dé Danann enviados foram fracassando, até restar Bé Chuille, que com sua magia, foi capaz de anular a magia de Carman. Seus filhos, por sua vez, foram mortos ou expulsos da Irlanda, e, ao saber do destino deles, Carman morreu de tristeza e luto. Apesar da profunda inimizade entre Carman e os Tuatha Dé Danann, sua memória não foi apagada. Pelo contrário, foi instituído em sua honra o Óenach Carman, um grande festival ritual realizado em 1º de agosto, durante o Lughnasadh (um festival pagão e celta que marca o início da temporada de colheitas), com o objetivo de apaziguar suas forças, garantir a fertilidade da terra e proteger as colheitas. O local desse festival é tradicionalmente associado ao Curragh, no condado de Kildare, ou às planícies do rio Barrow, indicando a permanência de sua ligação simbólica com a terra e o ciclo agrícola.


fontes:
  • MONAGHAN, P. Encyclopedia of goddesses and heroines. Novato, California: New World Library, 2014.
  • MONAGHAN, P. The encyclopedia of Celtic mythology and folklore. New York, N.Y.: Checkmark Books, 2008.
  • MACKILLOP, J. Dictionary of celtic mythology. [s.l.] Oxford University Press, 2004.
  • https://www.yourirish.com/folklore/carman-witch-warrior-from-athens.

CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE


Postagem revisada e atualizada em 24/12/2025
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio, crítica nas publicações. Sua interação é importante e ajuda a manter o blog ativo! Para mais conteúdo, inclusive postagens exclusivas, siga o Portal dos Mitos no seu novo Instagram: @portaldosmitosblog

2 comentários:

  1. Ouvi falar desse mito na HQ da Feiticeira Escarlate. Lá, um cara chamado Feiticeiro Esmeralda era o terceiro filho dessa lista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conhecia esse personagem. Muito obrigado por comentar!!!

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby