Image Map

6 de novembro de 2023

Csodaszarvas

۞ ADM Sleipnir

Arte de Autogenic

Csodaszarvas ("cervo miraculoso") é uma criatura mítica pertencente à mitologia húngara. Em alguns mitos, ele é retratado como sendo um cervo branco e em outros, dourado, com uma estrela da manhã na testa, uma lua na barriga e o sol entre seus chifres. Nas diferentes versões dos mitos, Csodaszarvas atua como um guia, conduzindo os irmãos Hunor e Magor às suas futuras esposas, propiciando a fundação do povos hunos e magiares. 

Hunor e Magor, e eram filhos de um grande rei guerreiro. Um dia enquanto caçavam com o pai numa floresta, acabaram perdendo-o de vista. Enquanto andavam pela floresta à procura de seu pai, eles encontraram um cervo branco (ou dourado, conforme a versão), que emitia um brilho multicolorido, enquanto seu chifre também emitia uma forte luz. Hunor e Magor ficaram tão encantados com a visão desse animal que eles o seguiram por onde ela ia, atravessando prados, pântanos, montanhas e terras estrangeiras, até alcançarem a região da Levédia, uma terra bela e abundante, repleta de pássaros, peixes e animais de caça. Nesse local maravilhoso, o cervo saltou em um lago e desapareceu, deixando-os profundamente tristes.

Durante cinco anos, Hunor e Magor viveram em um templo, refletindo sobre sua perda e se preparando para assumir as responsabilidades de seu pai. Após o sexto ano, eles saíram para explorar territórios próximos, e nesta ocasião ouviram uma música vindo de um clareira na floresta. Lá, encontraram um grupo de jovens mulheres celebrando "o festival do chifre" - uma festa em homenagem ao Cervo Miraculoso. Os dois irmãos ficaram encantados por duas das mulheres, as quais eram filhas de um rei importante na região. Hunor e Magor tomaram essas mulheres como esposas, e se estabeleceram em uma ilha no lago onde o cervo havia desaparecido seis anos antes. Seus descendentes deram origem aos os povos húngaros hunos e magiares.

Cervos Brancos em outras mitologias

Na Inglaterra e nas lendas arturianas, muitos perseguiram o esquivo Cervo Branco, e os celtas antes deles acreditavam que os cervos brancos vinham do "Outro Mundo" e frequentemente apareciam quando algo sagrado estava sendo quebrado. O White Hart ("Cervo Branco") também foi o brasão do Rei Ricardo II e é também um nome popular entre os bares ingleses.

O Cervo Branco também desempenha um grande papel no Cristianismo. São Eustáquio, um soldado romano, converteu-se ao Cristianismo por causa de um encontro fatídico com um Cervo Branco com uma cruz nos chifres. O cervo mais tarde revelou que, na verdade, era Jesus e que o estava perseguindo por causa de sua fé desconhecida, mas grande, em Deus.

Na Hungria, o Cristianismo adotou o mito do Csodaszarvas em sua própria tradição - São Gerardo de Csanád, São Ladislau e São Emérico foram todos visitados por cervos que os guiaram como mensageiros de Deus.

Cervos Brancos também são bem conhecidos na cultura popular, aparecendo em Harry Potter e em "O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa" de C.S. Lewis, além de ser apresentado como uma divindade em jogos de vídeo como The Elder Scrolls V: Skyrim e World of Warcraft.

Malorne (World of Warcraft)

fonte:
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby