۞ ADM Sleipnir
Curamilla (do mapudungun cura, "pedra" e milla, "ouro") é na mitologia chilota uma grande pedra cônica feita de ouro maciço que brilha intensamente quando é tocada pelos primeiros raios do sol, os quais lhe conferem energia e poder. Essa pedra é considerada mágica e tem a capacidade de trazer felicidade e boa saúde aos habitantes da região quando se manifesta. Sua lenda envolve uma misteriosa e bela jovem que vivia em uma caverna perto do lago Cucao, no centro da Ilha de Chiloé.
A tradição diz que, antigamente, além da localização atual da caverna (que foi bloqueada por um terremoto em 1960), as pessoas podiam entrar no interior da Terra por meio dela. A jovem saía da caverna todas as manhãs de verão, ao amanhecer, para nadar no lago. Sua beleza era tão impressionante que, quando emergia da água, a grande pedra mágica também emergia do lago para observá-la. A presença da Curamilla trazia felicidade e saúde para a região.
No entanto, a lenda ganha uma reviravolta quando um forasteiro descobre a existência da Curamilla e se enche de ganância ao saber que ela era feita de ouro. Ele planejou roubar a pedra mágica, mas, quando viu a jovem, ele se apaixonou profundamente por ela, esquecendo sua intenção de roubo. A jovem acabou correspondendo a paixão do forasteiro, e eles partiram juntos para terras distantes, para nunca mais retornarem à região. Com a jovem ausente do lago, a Curamilla decidiu nunca mais emergir, e desde então, sua localização tornou-se desconhecida.
Obrigado por manter o site ativo e atualizado
ResponderExcluir