28 de agosto de 2024

Wingwak

۞ ADM Sleipnir

arte gerada com Leonardo AI

Os Wingwak (ou Wingocak, plural, singular: Wingoc) são espíritos do sono oriundos da mitologia do povo nativo americano Algonquin. Eles assumem a forma de borboletas ou moscas para atormentar as pessoas e induzi-las ao sono, geralmente cercando-as em grupos de cinco Wingwak. O termo wingoc é usado pelos algonquinos para referir-se ao sono, e como tal aparecem em algumas expressões desse povo. Wingwak ondjita manek (“há muitos wingwak”) por exemplo, significa que todos estão dormindo. Ni nisigok wingwak (“[que] os wingwak me matem”) é dito quando alguém está muito cansado.

Jean-André Cuoq (1821–1898) um padre católico romano e filólogo das línguas algonquina e mohawk, cita em seu livro Lexique de la Langue Algonquine (1886) uma lenda relacionada aos Wingwak, narrada por um missionário do séc. XVII chamado Jean Claude Mathevet. A lenda fala sobre um ser celestial que, distraído, caiu do céu e veio parar diretamente na Terra, onde se deparou com humanos dormindo. Ele ficou especialmente intrigado por um homem que dormia muito mais do que os outros e que estava cercado por um enxame de Wingwak. O ser celestial então criou um pequeno arco e flechas e, com sua pontaria infalível, começou a abater alguns dos Wingwak e espantar os outros. Com isso, o homem despertou, e o visitante celestial compartilhou sua sabedoria com os algonquinos, avisando-os sobre "a chegada de uma raça de homens barbados que traria a ruína para seu povo".

arte gerada com Leonardo AI

fontes:

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby