28 de abril de 2025

Kaiming Shou

۞ ADM Sleipnir

Kaiming Shou (chinês: 開明獸, pinyin: Kāimíng Shòu), também conhecida como Besta-Voltada-para-o-Leste, é uma criatura mitológica chinesa, mencionada no Shan Hai Jing (chinês 山海經, "Clássico das Montanhas e Mares"). Ela é descrita como a guardiã dos nove portões do Monte Kunlun, uma montanha sagrada considerada a capital terrena do supremo deus Shangdi.

Descrição e Papel

Kaiming Shou é retratada como uma besta com corpo de tigre gigante, nove cabeças e rostos humanos, sempre voltada para o leste. Segundo o Shan Hai Jing, ela fica posicionada no topo do Monte Kunlun, vigiando os nove portões e os nove poços cercados por corrimões de jade. Sua função é proteger o local contra a entrada de criaturas anormais, mantendo a paz e a ordem no reino dos deuses.

O Monte Kunlun

O Monte Kunlun é descrito como um local de grande importância mitológica, com oitocentos li (aproximadamente 400.000 metros) de circunferência e dez mil ren (aproximadamente 16.000 metros) de altura. Em seus cumes, cresce a Árvore dos Grãos (木禾), com cinco xun (aproximadamente 11,55 metros) de altura e cinco braçadas (aproximadamente 9 metros) de circunferência, simbolizando abundância. Além disso, o local abriga cem deuses, que residem nas cavernas de um penhasco de oito cantos, cercado pelo Rio Vermelho. Apenas o arqueiro mítico Hou Yi, conhecido por derrubar nove dos dez sóis, conseguiu escalar e alcançar o cume desse penhasco.

Relação com Luwu

Estudiosos como Yuan Ke sugerem que Kaiming Shou pode ser equivalente a antiga divindade Luwu (陸吾), devido às semelhanças físicas e funcionais. No entanto, há divergências: enquanto Kaiming Shou é descrita como uma besta de nove cabeças e corpo de tigre, Luwu é retratado como uma criatura de nove caudas, rosto humano e corpo de tigre. Além disso, Luwu é considerado um deus que governa o céu, enquanto Kaiming Shou é uma guardiã, responsável por proteger os portões celestiais.

Outras Referências

No folclore de Shu, Kaiming Shou é associada a uma lenda local. Originalmente, ela era uma criatura que causava estragos no reino de Peng, mas foi domada pelo rei Bie Ling, que a usou para estabelecer um novo reino. Em gratidão, Bie Ling adotou o nome Kaiming. Outra versão sugere que Kaiming Shou seria a forma póstuma de um sábio rei de Shu, transformado em um guardião celestial após sua morte.

fontes:

CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE


PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio, crítica nas publicações. Sua interação é importante e ajuda a manter o blog ativo! Para mais conteúdo, inclusive postagens exclusivas, siga o Portal dos Mitos no seu novo Instagram: @portaldosmitosblog

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby