19 de maio de 2025

Wenut

۞ ADM Sleipnir

Arte de hekkil1

Wenut (também WenetUnutfoi uma deusa do período pré-histórico egípcio, patrona do 15º nomo ou distrito do Alto Egito, onde se localizava a cidade de Hermópolis e onde foi cultuada ao lado de Thoth, o deus da sabedoria e da escrita.

Originalmente, Wenut foi representada como uma serpente, e era invocada para proteção. Porém sua iconografia evoluiu com o tempo, passando a retratada de outras formas, como uma mulher com cabeça de lebre, como uma mulher com cabeça de leoa, ou em forma totalmente humana usando a coroa de Hathor


Wenut era chamada de “A Veloz” e estava associada a Wenenu, uma divindade com cabeça de lebre que poderia ser um aspecto de Osíris ou, em alguns casos, de . Acreditava-se que Wenut protegia as pessoas enquanto dormiam, e ela era frequentemente representada em apoios de cabeça egípcios. Pequenos amuletos em forma de lebre podem ter se relacionado a algum aspecto da natureza da criatura ou podem ter sido simbólicos desta deusa.

Wenut raramente é mencionada na literatura e nas inscrições egípcias, o que a torna uma figura relativamente obscura. No entanto, uma escultura excepcional foi descoberta por arqueólogos, retratando-a ao lado da deusa Hathor e do faraó Mekaure. Seu nome alcançou destaque real apenas uma vez na longa história do Egito, por meio do faraó Unas, da Quinta Dinastia, que foi o único faraó a carregar o seu nome.

Menkaura (dir.) ao lado de Hathor (centro) e Wenut (esq.), escultura oriunda de Gizé, Templo do Vale de Menkaure, datada de 2490–2472 a.C. Foto por Marcus Cyron



fontes:

CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio, crítica nas publicações. Sua interação é importante e ajuda a manter o blog ativo! Para mais conteúdo, inclusive postagens exclusivas, siga o Portal dos Mitos no seu novo Instagram: @portaldosmitosblog

Um comentário:

  1. Achei interessante que assim como a imagem do coelhinho da páscoa e seus ovos coloridos antes era na verdade uma cobra com seus ovos que fazia parte de um ritual pagão de fecundidade. Acredito que não tenha alguma ligação com o caso dessa deusa, mas achei uma coincidência surpreendente que essa deusa que originalmente era representada por uma cobra também passou a ser representanda por um coelho.
    Seu blog é excelente para fazer pesquisas. Além de poupar muitas horas vasculhando o google, também é muito completo. Encontrar informações sobre lendas coreanas e japonesas estava sendo muito dificil para mim. Agradeço pelo seu trabalho :)

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby