Image Map

1 de agosto de 2013

Os Quatro Deuses Celestiais da China

۞ ADM Sleipnir


Os Quatro Deuses Celestias, também conhecidos como Quatro Símbolos (chinês: 四象, Si Xiang), são quatro criaturas mitológicas que aparecem entre as constelações chinesas ao longo da eclíptica e são tidos como os guardiões das quatro direções cardeais. Seus nomes são: Suzaku, o "Pássaro Vermelho", Seiryu, o "Dragão Azul", Genbu, a "Tartaruga Negra"  e Byakko, o "Tigre Branco"

De acordo com a mitologia, a terra e o céu foram divididos em quatro quadrantes, que onde cada um representa um  ponto cardeal, um elemento, uma cor, uma estação, uma virtude, entre outros. Cada quadrante é representado por três dos doze signos do horóscopo chinês. Esses quadrantes são, em seguida, divididos em 28 segmentos diferentes, chamados de "seishuku". 

Os nomes Suzaku, Seiryu, Genbu e Byakko são as versões japonesas deles, e pelos quais as criaturas são mais conhecidas, devido principalmente à aparição desses na cultura popular japonesa. Simbolicamente, e como parte da crença espiritual e religiosa, essas criaturas têm sido culturalmente importantes em praticamente todos os países da esfera cultural do Leste Asiático. Abaixo, trazemos a descrição de cada um dos quatro deuses celestiais, juntamente com seu nome original em chinês.

Byakko, O Tigre Branco do Oeste

 
Byakko (japonês: びゃっこ; chinês:白虎, Bai Hu) é o governante da parte ocidental do quadrante, e é representado por um tigre. Governa os signos do Macaco, do Galo e do Cão. Seu elemento é o metal, sua estação é o outono e sua virtude é a retidão. Ele guarda os ensinamentos de Buda e da humanidade. O tigre é considerado o rei de todos os animais e o senhor das montanhas na China. O tigre macho era considerado, entre outras coisas, o deus da guerra, e nessa qualidade não só ajudava os exércitos dos imperadores, mas lutava contra os demônios que ameaçavam os mortos em seus túmulos. 

Os tigres brancos eram versões míticas de tigres, que se dizia só aparecem quando o mundo está em paz ou quando um imperador virtuoso governa. A sua cor branca é, possivelmente, originada de um mito, que afirma que um pedaço de metal deixado na sepultura de um rei supostamente se transformou em um tigre branco para protegê-lo de ser profanado. 

Os sete "seishuku" que compõem Byakko são: 

Pernas (chi: Kuí), Laço (chi: Lóu), Estômago (chi: Wèi), “Cabeça peluda” (chi: Mǎo), Rede (chi: Bì), Bico de Tartaruga (chi: Zī), Três Estrelas (chi: Shēn).


Genbu, A Tartaruga Negra do Norte 


Genbu (japonês: げんぶ; chinês: 玄武, Xuan Wu) é o governante da parte norte do quadrante, e é representado por uma tartaruga com cauda de cobra. Governa os signos do Javali (ou Porco), do Rato e do Boi. Seu elemento é a água, sua estação é o inverno e sua virtude é a sabedoria. Diz-se que a sua concha representa a abóbada do universo. Reza a lenda que quando uma tartaruga completa mil anos de idade, se torna capaz de falar a língua dos humanos, e também capaz de prever o futuro. Na China, a tartaruga possuí atributos divinos, e era utilizada para fins de adivinhação. 

Tartarugas e cobras são um símbolo comum para a longevidade, e é dito que sua união teria engendrado o universo. Assim, Genbu é representado tanto como uma quimera com corpo de tartaruga e cabeça e cauda de serpente do mar, ou como o acasalamento de uma tartaruga com uma serpente do mar - o último porque antigos acreditavam que não existiam tartarugas-macho e então a fêmea tinha que acasalar com uma cobra. A sua cor preta é devido ao fato de que o inverno era considerado o crepúsculo ou fim das estações. 

Os sete "seishuku" que compõem Genbu são:

Mergulhão (chi: Dǒu), Boi (chi: Niú), Garota (chi: Nǚ), Vazio (chi: Xū), Telhado (chi: Wēi), Acampamento (chi: Shì) e Muro (chi: Bì).

Seiryu, O Dragão Azul do Leste


Seiryu (japonês: せいりゅう; chinês: 青竜, Qinglong) é o governante da parte oriental do quadrante, e é representado por um dragão. Governa os signos do Tigre, do Coelho e do DragãoSeu elemento é a madeira, a sua estação é a Primavera e a sua virtude é a benevolência. Embora, por vezes, a cor da primavera seja verde, Seiryu é descrito como um dragão azul, em parte, porque os dragões eram vistos pelos antigos chineses como criaturas aquáticas que vivem no mar. 

Como um dos mais antigos, mais poderoso e respeitado dentre todas as criaturas mitológicas chinesas, o dragão é geralmente um símbolo de autoridade e força, e como tal, era geralmente usado por grandes figuras de poder ou realeza. No Japão, dizem que durante a noite, ele bebe da da água da cachoeira dentro do Templo de Kiyomizu. 

Os sete "seishuku" que compõem Seiryu são: 

Chifre (chi: Jiăo); Pescoço (chi: Kàng); Raiz (chi: Dĭ); Quarto (chi: Fáng); Coração (chi: Xīn); Cauda (chi: Wěi) e Peneira (chi: Jī).

Suzaku, O Pássaro Vermelho do Sul 


Suzaku (japonês: すざく; chinês: 朱雀, Xhu Qiaoé o governante do sul do quadrante, e é representado por um pássaro (embora nas histórias, Suzaku faça alusão à lendária Fênix, que é conhecida por morrer pelas suas próprias chamas e renascer de novo). Governa os signos da Serpente, do Cavalo e do Carneiro. Seu elemento é o fogo, sua estação é o verão e sua virtude é a ética. Ele faz pequenas sementes crescerem em árvores gigantes. 

Muitas vezes aparece emparelhado com o dragão, porque ambos representam tanto o conflito e a felicidade conjugal. Retratado com penas radiantes, e uma música encantadora, só aparece em tempos de boa sorte. Tem um comportamento nobre e é exigente com o que come e onde pousa. É muitas vezes confundido com o Fenghuang (Fênix chinesa), devido a suas aparências semelhantes. 

Os sete "seishuku" que compõem Suzaku são: 

Bem (chi: Jǐng), Fantasma (chi: Guǐ), Salgueiro (chi: Liǔ), Estrela (chi: Xing), Rede (chi: Zhāng), Asas (chi: Yi) e Carruagem (chi: Zhen).

Além desses, existe um quinto guardião chamado Huang Long, que às vezes é considerado como parte da lenda, e é abordado NESSE POST: http://portal-dos-mitos.blogspot.com/2013/08/huang-long-o-dragao-amarelo.html

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

39 comentários:

  1. Nossa q interessante! Deve ter sido isso q inspirou a saga dos Quatros Reis Demoniacos em Yu Yu Hakusho que tinham os mesmos nomes e aparências. Que foda parabéns car ficou muito bom, continue com isso e sucesso sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem lembrado! Foi esse mito mesmo que inspirou essa saga em Yuyu Hakusho, além de outros mangás tbm.

      Excluir
    2. Pra quem joga Tekken esses Deuses compõem 4 dos 33 Dan´s sendo, 20 Dan Genbu, 21 Dan Byakko,22 Dan Seiryuu e 23 Dan Suzako , quem joga Tekken vai lembrar .

      Excluir
    3. Por favor, o que significa seishuku, pesquisei e não encontrei em lugar algum! Agradeço pela atenção antecipadamente.

      Excluir
    4. Olá Organization O.X.! Seishuku significa "Mansão Lunar". As mansões lunares são um conjunto de 28 signos lunares, onde cada um dos 4 deuses são associados a sete deles.

      Talvez esse link possa ajudá-lo a entender melhor o assunto: https://yuzuru.wordpress.com/2008/08/17/as-mansoes-lunares/

      Excluir
    5. Verdade mesmo tava me esquecendo e tem tbm o game Onimusha 2 que estes animais míticos fazem parte de um puzzle coincidência estava jogando o game ai parei nesta página so pôde velho kkkk

      Excluir
    6. Esse mito também é a base para as quatro feras bit de Bayblade: Dranzer, Drangoon, Driger e Draciel. Além de ser a base para os quatro deuses dos Digimundo. Vistos em Digimon Tamers.

      Excluir
    7. No anime God of High School, o personagem Daewi Han tem seus golpes nomeados em homenagem à esses deuses.

      Excluir
    8. Em pokemon, eles inspiram as formas bestiais (therian) do quarteto lendário das forças da natureza: Landorus, Tornadus, Thundurus e Enamorus

      Excluir
    9. Essa eu não sabia, obrigado por compartilhar essa informação das Therian forms.

      Excluir
  2. É bem interessante.
    Mas eu gostaria de saber quais signos cada um corresponde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na época da postagem eu não pude encontrar essa informação. Procurei aqui e consegui encontrar os signos que cada um representa. Atualizei a postagem com as novas informações.

      Excluir
  3. Otima texto mas porque a tartaruga e o pássaro tem a mesma virtude?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, sinceramente não sei. Pode ter sido um erro de tradução meu. Fiz uma breve pesquisa aqui e encontrei "fé" como a virtude da tartaruga. Vou fazer essa alteração no texto e se eu encontrar qualquer outra diferença ou nova informações eu irei atualizar a postagem,

      Excluir
    2. Realmente estava errado. Somente a virtude de Byakko e Genbu estavam corretas. A virtude de Suzaku é a etica, e a virtude de Seiryu é a benevolência. Já corrigi no texto!

      Excluir
  4. interessante é a semelhanca com a visão dos querubins descritos na bíblia sagrada, e olha que essas culturas são bem diferentes.

    ResponderExcluir
  5. Amo tudo o que tenha aver com estes deuses acho tao interesante

    ResponderExcluir
  6. Porque a possível alusão a uma rivalidade entre o tigre e o dragão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que deve ser pq um é o rei dos ceus e o outro da terra acho que seja isso.

      Excluir
  7. tipo genbu e suzaku tem como virtude a sabedoria, tem alguma diferença na sabedoria deles? tipo na forma de se adquirida, ou como usam a sabedoria ou algo do tipo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Após 3 anos, consegui desvendar o mistério. A virtude de Suzaku é a ética, enquando Genbu é a sabedoria/conhecimento.

      Excluir
  8. muito bom ^^, que pena que nao tem como fazer Ctrl C pro meu trabalho

    ResponderExcluir
  9. Eu gostaria de saber como cultua-los (especialmente Byakko). Procurei em varios lugares e não encontrei. Obrigado ^^

    ResponderExcluir
  10. pra quem jogou sotn,concerteza não sabia disso kk

    ResponderExcluir
  11. Eu vim aqui procurar um mito que esta numa revistinha que peguei para ler somente por ele, mas quando escrevi "Os quatro dragões" o resultado foi essa postagem.
    A revistinha que peguei para ler são os volumes 11 e 12 e chama-se WI.T.C.H. Nele, conta-se a história de quatro dragões, uma ninfa e o imperador de Jade.

    ResponderExcluir
  12. Os mitos são o mesmo com uma adaptação ou são diferentes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A história da revista e este mito não possuem relação. Também não encontrei referências mitológicas sobre a ninfa Xi Jing.

      Excluir
  13. Pra quem joga Persona ou Shin Megami Tensei reconheceu os nomes e notou que a foto do Seiryu é a foto usada em Persona

    ResponderExcluir
  14. Vim aqui por causa do yandere dev :3

    ResponderExcluir
  15. Eu acho que seria interessante incluir aqui o Kyrin, que, apesar de ser uma mitologia "a parte", em muitas fontes é associado a estes 4.
    A versão que eu mais vi difundida indica que Kirin seria um "elo" entre os 4, sendo disposto no centro, com Genbu acima (norte), Susako abaixo (sul), Seiryu à direita (leste) e Byakko à esquerda (oeste).

    ResponderExcluir
  16. Queria saber pq vc deu preferencia aos nome em japones do que chinês. Pode confundir geral a galera. Apesar do mito e dos seres estarem presente nos dois países, não seria melhor deixar como principal em chinês pela origem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu privilegiei os nomes em japonês porque conheci o mito por eles e porque são mais famosos. Mas mantive os nomes em chinês na postagem, só preciso dar uma revisada no texto pra deixar mais arrumado.

      Excluir
    2. Além desses 4 deuses celestiais existem os 4 animais benevolentes da China. São eles o Qilin(Kirin), Fenghuang(a fenix chinesa), Yinglong(Ouryu, dragão) e Reikame(A tartaruga que carrega o Monte Penglaishan nas costas). Esta tartaruga provavelmente foi a inspiração para o pokemon Torterra.

      Excluir
  17. Muito bom adorei a explicação, agora quero ver do Deus Celestial central ou Dragão Amarelo.

    ResponderExcluir
  18. O anel do Itachi da akatsuki faz referencia a esse deus do sul Suzaku passaro de fogo.
    Gostei do artigo bem resumido sobre um pouco da mitologia oriental, interessante comos animes estão muito inspirados nessas lendas.

    ResponderExcluir
  19. Eu sou mega fâ de Xenoblade Chronicles 2. No jogo, tem um titã chamado Genbu, que é uma tartaruga, uma referência direta à cultura chinesa. Além de Genbu, existem mais 3 Blades, no jogo, que, no idioma original, se chamam Byakko (Dromarch, Blade da Nia - ele é um trigre branco), Suzaku (Roc, Blade do Vandham - q), e Seiryu (Azurda, um dos protagonistas)

    ResponderExcluir
  20. Eu sou muito fã da série Xeno (Xenogears, Xenosaga e Xenoblade), e em Xenoblade Chronicles 2 existem referências diretas aos 4 deuses da China. No jogo, existe um Titã chamado Genbu, que é uma tartaruga negra gigante. Além dele, existem 3 Blades com os nomes dos outros deuses: Byakko - Dromarch, Blade da Nia. Ele tem a aparência de um tigre branco. Suzaku - Roc, Blade de Vandham. Ele tem a aparência de um pássaro vermelho. Seiryu - Azurda, que é um dos personagens principais. Ele é um titã, e tem a aparência de um dragão.

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby