1 de agosto de 2013

Os Quatro Deuses Celestiais da China

۞ ADM Sleipnir



O mito chinês sobre os Quatro Deuses Celestias (Si Xiang) conta que a terra e o céu foram divididos em quatro quadrantes, que onde cada um representa um  ponto cardeal, um elemento, uma cor, uma estação, uma virtude, entre outros. Cada quadrante é representado por três dos doze signos do horóscopo chinês. Esses quadrantes são, em seguida, divididos em 28 segmentos diferentes, chamados de "seishuku". Cada quadrante é representado por uma criatura celestial. Essas criaturas são : Suzaku - o Pássaro Vermelho, Seiryu - o Dragão Azul, Genbu - a Tartaruga Negra ou Guerreira, e Byakko - o Tigre Branco. Além desses existe um guardião central chamado  Huang Long, que será abordado na próxima postagem. Abaixo a descrição de cada um deles.


Byakko  (Bai Hu) , O Tigre Branco do Oeste

Byakko é governante da parte ocidental do quadrante, e é representado por um tigre. Governa os signos do Macaco, do Galo e do Cão. Seu elemento é o metal, sua estação é o outono e sua virtude é a retidão. Ele guarda os ensinamentos de Buda e da humanidade. O tigre é considerado o rei de todos os animais e o senhor das montanhas na China. O tigre macho era considerado, entre outras coisas, o deus da guerra, e nessa qualidade não só ajudava os exércitos dos imperadores, mas lutava contra os demônios que ameaçavam os mortos em seus túmulos. Os tigres brancos eram versões míticas de tigres, que se dizia só aparecem quando o mundo está em paz ou quando um imperador virtuoso governa. A sua cor branca é, possivelmente, originada de um mito, que afirma que um pedaço de metal deixado na sepultura de um rei supostamente se transformou em um tigre branco para protegê-lo de ser profanado. Os sete "seishuku" que compõem Byakko são: 


Pernas (chi: Kuí), Laço(chi: Lóu), Estômago (chi: Wèi), “Cabeça peluda” (chi: Mǎo), Rede (chi: Bì), Bico de Tartaruga (chi: Zī), Três Estrelas (chi: Shēn).


Genbu (Xuan Wu), A Tartaruga Negra do Norte 



Genbu é o governante da parte norte do quadrante, e é representado por uma tartaruga com cauda de cobra. Governa os signos do Javali (ou Porco), do Rato e do Boi. Seu elemento é a água, sua estação é o inverno e sua virtude é a sabedoria. Diz-se que a sua concha representa a abóbada do universo. Reza a lenda que quando uma tartaruga completa mil anos de idade, se torna capaz de falar a língua dos humanos, e também capaz de prever o futuro. Na China, a tartaruga possuí atributos divinos, e era utilizada para fins de adivinhação. Tartarugas e cobras são um símbolo comum para a longevidade, e é dito que sua união teria engendrado o universo, assim Genbu é representado tanto como uma quimera com corpo de tartaruga e cabeça e cauda de serpente do mar, ou como o acasalamento de uma tartaruga com uma serpente do mar - o último porque antigos acreditavam que não existiam tartarugas-macho e então a fêmea tinha que acasalar com uma cobra. A sua cor preta é devido ao fato de que o inverno era considerado o crepúsculo ou fim das estações. Os sete "seishuku" que compõem Genbu são:


Mergulhão ( chi: Dǒu ), Boi ( chi: Niú ), Garota ( chi: Nǚ ), Vazio ( chi: Xū ), Telhado ( chi: Wēi ), Acampamento ( chi: Shì ) e Muro ( chi: Bì ).

Seiryu (QingLong) , O Dragão Azul do Leste



Seiryu é o governante da parte oriental do quadrante, e é representado por um dragão. Governa os signos do Tigre, do Coelho e do DragãoSeu elemento é a madeira, a sua estação é a Primavera e a sua virtude é a benevolência. Embora, por vezes, a cor da primavera seja verde, Seiryu é descrito como um dragão azul, em parte, porque os dragões eram vistos pelos antigos chineses como criaturas aquáticas que vivem no mar. Como um dos mais antigos, mais poderoso e respeitado dentre todas as criaturas mitológicas chinesas, o dragão é geralmente um símbolo de autoridade e força, e como tal, era geralmente usado por grandes figuras de poder ou realeza. No Japão, dizem que durante a noite, ele bebe da da água da cachoeira dentro do Templo de Kiyomizu. Os sete "seishuku" que compõem Seiryu são: 


Chifre (chi: Jiăo); Pescoço (chi: Kàng); Raiz (chi: Dĭ); Quarto (chi: Fáng); Coração (chi: Xīn); Cauda (chi: Wěi) e Peneira (chi: Jī).

Suzaku (Xhu Qiao) , O Pássaro Vermelho do Sul 



Suzaku é o governante do sul do quadrante, e é representado por um pássaro (embora nas histórias, Suzaku faça alusão à lendária Fênix, que é conhecida por morrer pelas suas próprias chamas e renascer de novo). Governa os signos da Serpente, do Cavalo e do Carneiro. Seu elemento é o fogo, sua estação é o verão e sua virtude é a ética. Ele faz pequenas sementes crescerem em árvores gigantes. Muitas vezes aparece emparelhado com o dragão, porque ambos representam tanto o conflito e a felicidade conjugal. Retratado com penas radiantes, e uma música encantadora, só aparece em tempos de boa sorte. Tem um comportamento nobre e é exigente com o que come e onde pousa. É muitas vezes confundido com o Fenghuang (Fênix chinesa), devido a suas aparências semelhantes. Os sete "seishuku" que compõem Suzaku são: 

Bem ( chi: Jǐng), Fantasma( chi: Guǐ), Salgueiro( chi: Liǔ), Estrela( chi: Xing), Rede( chi: Zhāng), Asas ( chi: Yi) e Carruagem( chi: Zhen).





Agradecemos sua visita e se gostou da leitura, deixe seu comentário! Compartilhe também nossos posts nas redes sociais!

22 comentários:

  1. Nossa q interessante! Deve ter sido isso q inspirou a saga dos Quatros Reis Demoniacos em Yu Yu Hakusho que tinham os mesmos nomes e aparências. Que foda parabéns car ficou muito bom, continue com isso e sucesso sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem lembrado! Foi esse mito mesmo que inspirou essa saga em Yuyu Hakusho, além de outros mangás tbm.

      Excluir
    2. Pra quem joga Tekken esses Deuses compõem 4 dos 33 Dan´s sendo, 20 Dan Genbu, 21 Dan Byakko,22 Dan Seiryuu e 23 Dan Suzako , quem joga Tekken vai lembrar .

      Excluir
    3. Tmb fushigi yuugi fala de guerreiros celestiais
      as sete estrelas de suzaku e uma miko(sacerdotisa)
      e tmb das sete estrelas de seiryuu e da sua miko
      cujo esssas duas mikos vao lutar

      Excluir
    4. Por favor, o que significa seishuku, pesquisei e não encontrei em lugar algum! Agradeço pela atenção antecipadamente.

      Excluir
    5. Olá Organization O.X.! Seishuku significa "Mansão Lunar". As mansões lunares são um conjunto de 28 signos lunares, onde cada um dos 4 deuses são associados a sete deles.

      Talvez esse link possa ajudá-lo a entender melhor o assunto: https://yuzuru.wordpress.com/2008/08/17/as-mansoes-lunares/

      Excluir
  2. É bem interessante.
    Mas eu gostaria de saber quais signos cada um corresponde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na época da postagem eu não pude encontrar essa informação. Procurei aqui e consegui encontrar os signos que cada um representa. Atualizei a postagem com as novas informações.

      Excluir
  3. Otima texto mas porque a tartaruga e o pássaro tem a mesma virtude?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, sinceramente não sei. Pode ter sido um erro de tradução meu. Fiz uma breve pesquisa aqui e encontrei "fé" como a virtude da tartaruga. Vou fazer essa alteração no texto e se eu encontrar qualquer outra diferença ou nova informações eu irei atualizar a postagem,

      Excluir
    2. Realmente estava errado. Somente a virtude de Byakko e Genbu estavam corretas. A virtude de Suzaku é a etica, e a virtude de Seiryu é a benevolência. Já corrigi no texto!

      Excluir
  4. interessante é a semelhanca com a visão dos querubins descritos na bíblia sagrada, e olha que essas culturas são bem diferentes.

    ResponderExcluir
  5. Amo tudo o que tenha aver com estes deuses acho tao interesante

    ResponderExcluir
  6. Porque a possível alusão a uma rivalidade entre o tigre e o dragão?

    ResponderExcluir
  7. tipo genbu e suzaku tem como virtude a sabedoria, tem alguma diferença na sabedoria deles? tipo na forma de se adquirida, ou como usam a sabedoria ou algo do tipo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Após 3 anos, consegui desvendar o mistério. A virtude de Suzaku é a ética, enquando Genbu é a sabedoria/conhecimento.

      Excluir
  8. muito bom ^^, que pena que nao tem como fazer Ctrl C pro meu trabalho

    ResponderExcluir
  9. Eu gostaria de saber como cultua-los (especialmente Byakko). Procurei em varios lugares e não encontrei. Obrigado ^^

    ResponderExcluir
  10. pra quem jogou sotn,concerteza não sabia disso kk

    ResponderExcluir
  11. Eu vim aqui procurar um mito que esta numa revistinha que peguei para ler somente por ele, mas quando escrevi "Os quatro dragões" o resultado foi essa postagem.
    A revistinha que peguei para ler são os volumes 11 e 12 e chama-se WI.T.C.H. Nele, conta-se a história de quatro dragões, uma ninfa e o imperador de Jade.

    ResponderExcluir
  12. Os mitos são o mesmo com uma adaptação ou são diferentes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A história da revista e este mito não possuem relação. Também não encontrei referências mitológicas sobre a ninfa Xi Jing.

      Excluir



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos / Ofensas;
-Incitar o ódio e o preconceito;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Reservamo-nos ao direito de remover qualquer comentário nessas condições.

De preferência, faça login com uma conta do Google, assim poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby