Image Map

3 de agosto de 2013

Huang Long, O Dragão Amarelo

۞ ADM Sleipnir


Na mitologia chinesa, Huang Long (chinês:黄龙 ou 黃龍 , "Dragão Amarelo"), é um dragão sem chifres, que uma vez surgiu a partir do rio Luo e presenteou o lendário imperador Fu Xi com os elementos da escrita. Segundo a lenda, quando ele apareceu à Fu Xi, ele  preencheu um buraco no céu, que foi feito pelo monstro marinho Gong Gong. Dizem que o seu acordar, dormir e respirar determinam o dia, a noite, as estações e o clima. 

Arte de emmagucci

Na cultura da Ásia Oriental, as vezes aparece como a quinta besta guardiã do Si Xiang. Esta deidade é o guardião do centro e representa o elemento terra, a quintessência chinesa, bem como a mudança das estações do ano. Sua virtude é a benevolência. Ele não aparece na mitologia japonesa: o quinto elemento no sistema elemental japonês é vazio, então não pode ser representado por uma besta divina. No entanto, o Kouryu (dragão amarelo que representa o Imperador do Japão) é considerado seu homólogo japonês, e é dito ser o filho do universo, possuidor da proteção divina dos deuses. 

O legendário Huang Di (chinês:黃帝, "Imperador Amarelo") foi dito ter se transformado em um dragão que se assemelhava ao seu emblema e ascendeu ao céu. Uma vez que os chineses consideram que ele seja o seu ancestral, eles às vezes se referem a si mesmos como "filhos do dragão". Esta lenda contribuiu também para o uso do dragão chinês como um símbolo do poder imperial.

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

11 comentários:

  1. Muito bom, poderia só arrumar o Blog.
    A imagem titulo ta grande, as letras do titulo da postagem estão enormes.
    Não leve a mal. É apenas um conselho.
    Sem mais, gostei demais do blog :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas sugestões. O tamanho do banner e dos títulos não me parecem tão ruins assim, exceto quando o título da postagem é extenso. Não são coisas que considero mudar tão cedo. Espero que não seja um problema para vc e para os demais curtidores do blog, pois nos dedicamos bastante para trazer o melhor conteúdo para vocês.

      Excluir
    2. Discordo. Está excelente do jeito que está. Se tivesse que mudar algo, seria somente incluir os ideogramas chineses ou japoneses quando citados. De resto está muito bom do jeito que está. Excelente trabalho.

      Excluir
  2. blog ótimo. estou sempre votando e acompanhando. você s pretendem arrumar seu material anual em pdf?

    ResponderExcluir
  3. Caras adorei o blog. Continuem!

    ResponderExcluir
  4. Acessem: www.guild-povo-do-ceu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. oi meu nome é Samuel onde esse portalpor favor

    ResponderExcluir
  6. Sua publicação é enriquecedora, usarei como fonte de um trabalho , obrigado!

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby