Saehrimnir (nórdico antigo Sæhrímnir, literalmente "bicho marinho") é um javali que segundo a mitologia nórdica é morto e cozinhado todos os dias pelo cozinheiro dos deuses Andhrímnir no caldeirão mágico Eldhrímnir, para ser servido aos deuses Aesir e aos Einherjar (os guerreiros trazidos pelas Valquírias) nos banquetes realizados em Valhalla. Depois de comido, Saehrimnir é trazido de volta à vida novamente para que possa ser novamente cozinhado no dia seguinte.
Andhrímnir preparando Saehrimnir |
Saehrimnir é mencionado uma vez na Edda Poética (no poema Grímnismál) e duas vezes na Edda em prosa. No Grímnismál, Grímnir (que era o deus Odin disfarçado) comenta sobre a criatura:
"Andhrímnir
faz no Eldhrímnir
Sæhrímnir cozido,
a melhor carne;
e isso poucos sabem,
do que os Einherjar se alimentam."
Essa estrofe da Edda Poética não menciona que Saehrimnir é um javali, sendo apenas referido como tal por Snorri Sturluson no Gylfaginning, a primeira parte da Edda em prosa.
Arte de Rasmus Berggreen |
Muito bom o post sobre Saehrimnir. As criaturas da mitologia nórdica são bem menos conhecidas do que os deuses.É claro que Fenrir e Sleipnir são excessão. Legal ver um post sobre isso.
ResponderExcluir