20 de dezembro de 2025

Yeongno

۞ ADM Sleipnir

Arte de hanghul

O Yeongno (영노) é uma criatura mítica do folclore e do teatro popular coreano, especialmente proeminente nas danças dramáticas mascaradas (talchum, yaryu e ogwangdae), transmitidas principalmente na província de Gyeongsangnam-do. Trata-se de um espírito monstruoso de origem celeste, expulso ou descido do céu como punição, conhecido por punir os yangban (os nobres e oficiais corruptos), simbolizando o anseio popular por justiça e igualdade social.

Descrito como um ser semelhante a um dragão, o Yeongno é descrito como possuindo escamas, chifres curtos e rombudos e ausência de membros (embora a maioria das artes o represente com inúmeros braços), aproximando-se da forma serpentina do imugi (이무기), o dragão menor ou proto-dragão da mitologia coreana. Seu apetite é insaciável: ele devora tudo o que encontra, inclusive pessoas, objetos e até elementos da natureza. Apesar dessa voracidade, é visto de modo positivo por servir como instrumento de punição contra a ganância e a hipocrisia da elite.

Em certas versões das danças, o Yeongno carrega uma flauta (possivelmente de salgueiro) e produz um som ameaçador conhecido como "bibi", motivo pelo qual também é chamado de Bibi, e sua máscara, de "máscara Bibi". No Dongnae Yaryu (coreano:  동래야류), tradição teatral mascarada da cidade de Dongnae, Busan), a máscara é pintada de vermelho, cor associada ao yang] (陽), símbolo da energia positiva que expulsa os maus espíritos — metáfora para os nobres corruptos. Já na performance Tongyeong Ogwangdae (coreano 통영오광대놀이; variação do teatro mascarado da cidade portuária de Tongyeong), o Yeongno é representado com características de dragão e corpo elaboradamente decorado.

Seu comportamento, contudo, não é inteiramente destrutivo. Em versões como o Goseong Ogwangdae (coreano 고성오광대; versão local do teatro de máscaras de Goseong), o Yeongno demonstra complexidade moral, ocasionalmente exibindo princípios de hyo] (효) — a piedade filial —, o que revela uma ironia central: o monstro encarna virtudes éticas que a elite fingidamente professa. Essa caracterização o coloca em posição moralmente superior aos próprios nobres confucionistas que tenta devorar.

Em versões do Suyeong Yaryu (coreano 수영야류;  teatro mascarado tradicional da região de Suyeong, Busan), o Yeongno é retratado como tendo descido à Terra após cometer uma falta no Céu. Segundo a narrativa tradicional, o personagem procura devorar nobres para cumprir uma missão antes de retornar ao paraíso. Quando um yangban tenta enganá-lo, afirmando ser de linhagem nobre, o Yeongno o consome sem hesitar — um ato simbólico de purificação e ascensão.


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