۞ ADM Sleipnir
![]() |
Arte de Germán Gallego |
Lahmu (Lakhmu, Lache, Lumasi) e Lahamu (Lakhamu, Lachos, Lumasi) são um casal de divindades primordiais da mitologia mesopotâmica. Eles são filhos primogênitos dos deuses Apsu e Tiamat, e pais dos deuses Anshar e Kishar, que foram por sua vez os pais dos primeiros deuses do panteão mesopotâmico (sendo os principais Anu, Enlil e Enki).
Lahmu é retratado como um homem barbudo com uma faixa vermelha, geralmente com três fios e 4 a 6 ondulações na cabeça. Frequentemente é associado à Kusarikku (homem-touro), um dos monstruosos filhos de Tiamat confrontados e derrotados pelo deus Marduk. Nos tempos sumérios, o nome Lahmu pode ter significado "o enlameado". Lahmu era também o guardião dos portões do templo de Enki em Abzu Eridu. Lahamu às vezes é vista como uma serpente, e às vezes como uma mulher com uma faixa vermelha e seis ondulações na cabeça. Sugere-se que o casal era representado pelo lodo do leito marinho. Há também um paralelo entre a história suméria e a história cristã sobre a Criação, onde Adão e Eva foram os primogênitos dos deuses.
Lahmu & Lahamu



Não há muita informação sobre eles disponível por aí, mesmo em livros sobre o assunto. Aparentemente eram vistos como divindades protetoras e, fora isso, sabe-se apenas que são os ancestrais de Anu, Enlil e Enki.
ResponderExcluirEstar abaixo significa estar acima, Barbelo é a Grande Mãe e Pai original como Apsu e Tiamat, Lahmu e Lahamu, Ankshar e Kershia, Anu e Ninhursag, Nun e Nunnet, Caos e Gaia, Barbelo faz parte da Mônada ou O Um, a Trimurti, Brahman, Narayan, Mahesh, O Deus Supremo, Ser Absoluto da Criação da primeira Onipotência, A Luz resplandecente do esplendor da Pura Plenitude, Um Pleroma, Lúcifer como Enki filho de Anu, irmão de Enlil como Metatron Gnóstico ou Supremo Divino Jesus Yaohoshua Hamaschia, verdadeiro Shemhamphorasch, com Lilith ou mesmo Inanna ou Ishtar e Astarte, como a Grande Mãe Divina Noite da Terra Gaia, da Alma Shakti-Durga-Kali
Excluir