Image Map

18 de maio de 2020

Ungaikyō

۞ ADM Sleipnir

Arte de orange8331

Ungaikyō (japonês: 雲外鏡 ou うんがいきょう,"espelho além das nuvens"é um yokai do folclore japonês, e um dos muitos do tipo tsukumogami (付喪神 - "espírito artefato"). Trata-se de um espelho assombrado que mostra demônios e monstros refletidos em sua superfície. O espírito que assombra esse espelho, assim como os incontáveis ​​espíritos que foram refletidos ao longo dos anos, podem manipular seu reflexo e fazer com que apareça como quiserem. As pessoas que olham para um ungaikyō podem ver refletido nele uma versão monstruosa de si mesmas. Segundo o folclore, elas também podem ser sugestionadas e influenciadas por ele, e até mesmo amaldiçoadas.

Arte de kinKaikii

Um ungaikyō também pode ser usado por humanos para aprisionar yokais. Isso seria feito da seguinte maneira: 
na décima quinta noite do oitavo mês do antigo calendário lunar, deve-se despejar água em um prato de cristal, de forma que este reflita a luz da lua cheia (antigamente, essa era uma maneira popular de admirar o reflexo do céu noturno). Depois, essa água é deve ser utilizada para se pintar a imagem de um yokai em um espelho. Dessa forma, o yokai desenhado passaria a habitar o espelho.

Origem

Ungaikyō aparece no livro Gazu Hyakki Tsurezure Bukuro (百器徒然袋, "A Bolsa Ilustrada dos Cem Demônios Aleatórios" ou " Uma Horda de Utensílios Assombrados"), ilustrado por Toriyama Sekien, e o 4º livro de sua famosa série. Sekien baseou esse yokai em um espelho de um antigo mito chinês, espelho esse chamado shōmakyō ("espelho revelador de demônios"). Esse espelho possuía a capacidade de expor as verdadeiras formas de demônios disfarçados de humanos quando refletidos no espelho. De acordo com uma versão da lenda, o shōmakyō foi usado pelo rei Zhou da dinastia Shang para revelar que sua amada companheira Da Ji era na verdade uma de nove caudas, com a intenção de comandar seu reino através de suas depravações malignas.


Representação do Ungaikyō no Gazu Hyakki Tsurezure Bukuro

Mais recentemente, o Ungaikyō tem sido descrito simplesmente como um espelho que, passados cem anos, adquiriu consciência e e transformou em um yokai (algo muito comum entre os tsukumogami). Ele também tem sido retratado como uma das muitas transformações realizadas por um tanuki. Ao sugar grandes quantidades de ar e inflar sua barriga, um tanuki é capaz de exibir uma imagem nela, semelhante a uma tela de televisão. No entanto, essa representação não está enraizada no folclore, mas vem de filmes de yokai feitos no final da década de 60. No entanto, essa representação pegou e continua sendo uma variação popular do ungaikyō em muitas produções.

Cultura Popular

O Ungaikyō aparece em vários mangás e animes japoneses, como Nurarihyon no Mago, GeGeGe no Kitaro e Yo-kai Watch. Em Nurarihyon no Mago, ele é retratado como um ser com cabeça de espelho e um corpo enfumaçado, que anda de bicicleta e é capaz de viajar através de espelhos, prendendo suas vítimas da mesma maneira. Se você olhar no espelho dele, você será morto no seu décimo terceiro aniversário.

Ungaikyō em Nurarihyon no Mago

fonte:


CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTAGENS DA SÉRIE

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

3 comentários:

  1. No Castlevania Aria of Sorrow existe um inimigo chamado Kioma Demon, sera essa a inspiração dele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É possivel, masnão encontrei nenhuma associação entre os dois. Kyoma em japonês significa "espelho malígno".

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby