Image Map

8 de maio de 2020

۞ ADM Sleipnir


No folclore escandinavo, um é um espírito guardião de um local ou relevo em particular, bastante similares as ninfas da mitologia grega. Existem diferentes espécies de rå, sendo geralmente distinguidos de acordo com as diferentes esferas da natureza com as quais estão conectados, como Skogsrå ou Huldra (florestas), Sjörå (águas doces) ou Havsrå (águas salgadas) e Bergsrå (montanhas).

De acordo com antigas crenças escandinavas, todos os objetos, plantas e animais possuíam seu próprio Rå. Eles também podem ter poder sobre áreas projetadas por seres humanos, como o Skeppsrået (espírito do navio) e o Gruvrået (espírito da mina). 

Arte de HiperonCraser
Os Rå's não eram apenas conhecidos na cultura escandinava, mas também na cultura Sami, onde eram conhecidos como radie. Embora Rå's específicos, como o Skogsrå e o Bergsrå, fossem normalmente definidos como femininos, os rå's no geral podem ser masculinos e femininos. 

Era muito importante manter um bom relacionamento com eles, uma vez que detinham poder sobre as forças da natureza e sob os animais pertencentes a ela. Aqueles que desrespeitam seu território podiam ser punidos de diversas formas, desde uma maré de azar até mesmo a morte certa.


PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

4 comentários:

  1. Os rå's nascem dos locais e relevos que protegem ou nascem como seres vivos comuns?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não consegui encontrar nenhuma informação além do que publiquei aqui. Considerando que esses espíritos sejam equivalentes as ninfas da mitologia grega, talvez sejam descendentes de divindades.

      Excluir
  2. Gostaria de saber do que é o Bergsrå, que você menciona no terceiro parágrafo, mas não diz do que é.

    ResponderExcluir
  3. O Bergsrå é uma espécie de rå que vive nas montanhas. Eu citei no primeiro parágrafo mas olhando agora vi que errei na grafia e vou corrigir.

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby