Image Map

6 de maio de 2020

Hatmehit

۞ ADM Sleipnir


Arte de Amelie Pormier

Hatmehit (ou Hatmehyt) era uma deusa-peixe da mitologia egípcia, associada ao 16° nomo do Baixo Egito, e tendo sido cultuada na área ao redor da cidade de Djedet (mais conhecida pelo seu nome grego, Mendes). Seu nome é traduzido como "A Que Está À Frente Dos Peixes" ou "Governante dos Peixes". Hatmehit era originalmente uma deificação do rio Nilo, e como uma deusa da água, representa vida e proteção.

Na antiga arte egípcia, Hatmehit foi retratada como um peixe, ou como uma mulher com um emblema ou coroa de peixe em sua cabeça, ou ainda como uma mulher com cabeça de peixe.



Eventualmente, Hatmehit ficou conhecida como a consorte do deus carneiro Banebdjed (um aspecto de Osíris), que mais tarde usurpou seu papel como a principal divindade de Mendes. Hatmehit também passou a ser conhecida como a forma feminina de seu marido, inclusive os dois as vezes eram fundidos, passando a se chamar Banebdjedet. Eles tiveram um filho chamado Harpócrates (um aspecto de Hórus), e juntos, os três formaram o que é conhecido como a Tríade Mendesiana.

Na Época Baixa do Egito, Hatmehit foi associada ao relato da morte de Osíris, participando nas buscas de partes do corpo deste deus. Consequentemente, foi identificada com a deusa ÍsisHatmehit Também possuía conexões com Hathor, uma das divindades mais antigas do Egito, que também era chamada de Mehet-Weret ("grande inundação"). 



Arte de med-val

fontes:
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby