Folkvang (nórdico antigo Fólkvangr, "Campo do Povo", "Campo dos Exércitos", "Campo dos Anfitriões") é na mitologia nórdica a morada da deusa Freya em Asgard. É uma das quatro moradas pertencentes a deusas, sendo as outras Fensalir (onde Frigga mora), Helheim (morada de Hel) e Thrymheim (a residência de Skadi após a morte de seu pai). É mencionada na Edda Poética, compilada no século XIII a partir das fontes tradicionais mais antigas, e na Edda em Prosa, escrita no mesmo século por Snorri Sturluson.
Segundo o Grímnismál, Freya leva para Folkvang metade dos Einherjar, os guerreiros mortos em batalha, após suas mortes. A outra metade vai para Valhalla, o famoso salão pertencente ao deus Odin. O poema não diz nada sobre quais critérios são usados para determinar quem vai para Folkvang e quem vai para Valhalla. As fontes nórdicas antigas também não dizem nada sobre como era Folkvang, ou sobre o que os mortos faziam enquanto estavam lá.
Existem fontes que afirmam que, enquanto Valhalla seria o local para onde vão os guerreiros, Folkvang é para bardos, artesãos e onde amantes separados pela morte se reúnem.
fonte:
confesso grande dificuldade para maiores informaçoes sobre esse lugar, sem descriçoes de como era o salão por exemplo
ResponderExcluir