Image Map

3 de fevereiro de 2021

Uakti

 ۞ ADM Sleipnir

Uakti é um ser mitológico pertencente ao imaginário dos índios tukanos, habitantes do Noroeste do estado brasileiro do Amazonas, às margens do Rio Negro. De acordo com a lenda, era um ser cujo o corpo era repleto de buracos, os quais reproduziam belíssimos sons quando eram atravessados pelo vento. Os sons produzidos por Uakti atraíam a atenção das  índias por onde ele passava, e ele acabava seduzindo muitas delas.

Enciumados, um grupo de índios caçaram Uakti, conseguindo capturá-lo e matá-lo. Os índios enterram o corpo de Uakti na floresta, e no local onde ele foi enterrado cresceram estranhas palmeiras. Utilizando a madeira oriunda destas palmeiras, os índios construíram instrumentos musicais que, ao serem tocados, reproduziam os mesmos sons que o vento produzia ao passar pelo corpo de Uakti.

Cultura Popular

A lenda inspirou o compositor Marco Antônio Guimarães a fundar o grupo Uakti conhecido por utilizar instrumentos musicais não convencionais, projetados e construídos pelo próprio Marco Antônio. O grupo surgiu em 1978, encerrando suas atividades em 2015.

Arte de Jader de Melo


fontes:

NÃO DEIXE O BLOG MORRER! Separe um minuto para comentar, elogiar ou criticar as publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante e ajuda a manter o blog ativo!

3 comentários:

  1. Gostei da lenda. Me lembrou o Bob Esponja

    ResponderExcluir
  2. Em Hunter X Hunter existe um personagem chamado Bonolenov que possui vários buracos pelo corpo e emite sons por eles, ele poderia ter sido inspirado Uakti.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conhecia o personagem. Dei uma olhada numa wiki de HXH e citam que ele e Uakti possuem essas similaridades. Interessante.

      Excluir



Seu comentário é muito importante, e muito bem vindo, porém peço que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby