27 de abril de 2013

Tsukuyomi

۞ ADM Sleipnir




Tsukuyomi (jap: 月読, também chamado de Tsukiyomi ou mais formalmente Tsukuyomi-no-Mikoto) é o kami (deus) xintoísta da lua, e irmão dos deuses Amaterasu e SusanooDe acordo com o Nihongi, Tsukuyomi é filho dos deuses Izanagi e Izanami. Já de acordo com o Kojiki, ele e seus irmãos nasceram do corpo de Izanagi enquanto este se limpava após ter retornado do submundo. Tsukuyomi, em particular, nasceu do olho direito de Izanagi. Uma terceira história conta que Tsukuyomi nasceu de um espelho de cobre branco que Izanagi usava em sua mão direita.

Tsukuyomi e Amaterasu eram casados e viviam juntos em Takama no Hara ("Alto Plano Celestial"). Ao contrário de Susanoo, Tsukuyomi tinha um ótimo relacionamento com Amaterasu, porém este acabou sendo arruinado após Tsukuyomi fazer uma visita a Ukemochi, a deusa dos alimentos, a pedido de sua irmã. 


Ukemochi havia preparado um banquete para Amaterasu, e a deusa enviou Tsukuyomi para representá-la. Já no banquete, Tsukuyomi consumiu uma grande quantidade de alimentos, pelo menos até ele perceber como eles eram preparados. Ele notou que, em vez de cozinhar os alimentos, Ukemochi os produzia a partir de si mesma, e de uma variedade de formas, como tossir arroz, vomitar animais, e até mesmo expelir alimentos de vários lugares desagradáveis, incluindo as axilas, ânus e genitália.

Tsukuyomi ficou indignado com as estranhas habilidades culinárias de Ukemochi, e tomado por uma extrema raiva, ele acabou matando a deusa de forma bastante violenta. Seus restos mortais foram espalhados pela Terra e, a partir deles, colheitas e gado começaram a fluir. 

Embora este ato tenha sido muito benéfico para os humanos, Amaterasu ficou muito chateada com Tsukuyomi. Em resposta ao comportamento violento de seu irmão e consorte, Amaterasu se afastou dele, e ordenou que ele se retirasse da sua presença. Esta seria a explicação xintoísta para o fato do dia e a noite nunca estarem juntos.


Obrigado por sua visita! Se gostou da leitura, por favor deixe um comentário. Compartilhe nossas postagens nas redes sociais!

4 comentários:

  1. Muito bom o artigo, simples e direto ao ponto! Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. o artigo foi muito interessante e minha nota foi ótima, bem explicativo, e u no lugar de Tsukuyomi não me sentiria bem comendo parte do corpo de uma deusa.........é nojento mas sei la né ele podia *******************

    ResponderExcluir
  3. Olá, eu gostaria de saber qual foi a fonte desta informação, pois estou escrevendo um artigo sobre Tsukuyomi. Adradecida

    ResponderExcluir



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos / Ofensas;
-Incitar o ódio e o preconceito;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Reservamo-nos ao direito de remover qualquer comentário nessas condições.

De preferência, faça login com uma conta do Google, assim poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby