Image Map

27 de abril de 2013

Tsukuyomi

۞ ADM Sleipnir

Arte de Primo YearZero

Tsukuyomi (japonês 月読, literalmente "leitura da lua"; também chamado  de Tsukiyomi (ツキヨミ) ou mais formalmente Tsukuyomi-no-Mikoto (ツクヨミノミコト, 月読命) é o kami (deus) xintoísta da lua. Às vezes, ele é chamado de Tsukuyomi Otoko (月 讀 壮士) ou Tsukuhito Otoko (月 人 壮士), que significa "homem que lê a lua".

De acordo com o Nihongi, Tsukuyomi é filho dos deuses Izanagi e Izanami e irmão dos deuses Amaterasu e SusanooJá de acordo com o Kojiki, ele e seus irmãos nasceram do corpo de Izanagi enquanto este se limpava após ter retornado do submundo. Tsukuyomi, em particular, nasceu do olho direito de Izanagi. Uma terceira história conta que Tsukuyomi nasceu de um espelho de cobre branco que Izanagi usava em sua mão direita.

Relação com Amaterasu

Tsukuyomi e Amaterasu viviam juntos em Takama no Hara ("Alto Plano Celestial"). 
Ao contrário de Susanoo, Tsukuyomi tinha um ótimo relacionamento com Amaterasu (inclusive algumas fontes relatam que eles eram de fato marido e mulher, apesar da deusa ser conhecida como uma divindade virginal) porém este acabou sendo arruinado após Tsukuyomi fazer uma visita a Ukemochi, a deusa dos alimentos, a pedido de sua irmã. 


Ukemochi havia preparado um banquete para Amaterasu, e a deusa enviou Tsukuyomi para representá-la. Já no banquete, Tsukuyomi consumiu uma grande quantidade de alimentos, pelo menos até ele perceber como eles eram preparados. Ele notou que, em vez de cozinhar os alimentos, Ukemochi os produzia a partir de si mesma, e de uma variedade de formas, como tossir arroz, vomitar animais, e até mesmo expelir alimentos de vários lugares desagradáveis, incluindo as axilas, ânus e genitália.

Tsukuyomi ficou indignado com as estranhas habilidades culinárias de Ukemochi, e tomado por uma extrema raiva, ele acabou matando a deusa de forma bastante violenta. Seus restos mortais foram espalhados pela Terra e, a partir deles, colheitas e gado começaram a fluir. 

Embora este ato tenha sido muito benéfico para os humanos, Amaterasu ficou muito chateada com Tsukuyomi. Em resposta ao comportamento violento de seu irmão e consorte, Amaterasu se afastou dele, e ordenou que ele se retirasse da sua presença. Esta seria a explicação xintoísta para o fato do dia e a noite nunca estarem juntos.

Arte de Mauro Alocci


Cultura Popular
  • Tsukuyomi é uma das divindades presentes no MOBA Smite;
  • No anime/mangá Naruto, Tsukuyomi é um poderoso jutsu ocular utilizado por detentores do Sharingan, em oposição à outra técnica ocular nomeada Amaterasu;
  • Em Final Fantasy XIV, Tsukuyomi é uma figura feminina e um dos bosses do game;
  • No game Chou Super Robot Wars, Tsukuyomi é uma divindade e um mecha criado pelos adoradores do deus;
  • O anime/mangá Tsukuyomi: Moon Phase leva seu nome, porém nada tem haver com ele.
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

6 comentários:

  1. Muito bom o artigo, simples e direto ao ponto! Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. o artigo foi muito interessante e minha nota foi ótima, bem explicativo, e u no lugar de Tsukuyomi não me sentiria bem comendo parte do corpo de uma deusa.........é nojento mas sei la né ele podia *******************

    ResponderExcluir
  3. Olá, eu gostaria de saber qual foi a fonte desta informação, pois estou escrevendo um artigo sobre Tsukuyomi. Adradecida

    ResponderExcluir
  4. Alguém saberia me informar se existem algum outro mito que envolva este deus?

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito do artigo explicar de maneira rápida é simples sobre o deus da lua Tsukuyomi

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby