1 de novembro de 2017

Ometeotl

۞ ADM Sleipnir 


Arte de zabraxxas
Ometeotl ("Deus Duplo" na língua náuatle) é o deus criador supremo das mitologias asteca e tolteca, e criador do Cemanahuatl (mundo em náuatle). Ometeotl foi pensado como sendo um par de divindades masculina e feminina, chamados respectivamente Ometecutli e Omecihuatl, e estes representavam a energia ou essência criativa da qual o poder de todos os outros deuses fluía. Eles existiam acima e além de todos os assuntos mundanos, habitando Omeyocan, o mais alto dos treze céus na mitologia asteca.

Arte de Vladimir Merchensky

Como opostos simultâneos, masculino e feminino, Ometeotl representava para os astecas a idéia de que o universo era composto de opostos polares: luz e escuridão, noite e dia, ordem e caos, etc. Na verdade, os astecas acreditavam que Ometeotl era o primeiro deus, um ser auto-criado cuja própria essência e natureza se tornaram a base para a natureza de todo o universo.

Não existiram templos dedicados a Ometeotl ou a quaisquer cultos ativos que o adorassem através de rituais regulares, porém referências a Ometeotl aparecem em uma série de códices e poesias do período pós-conquista asteca. 



Obrigado por sua visita! Se gostou da leitura, por favor deixe um comentário. Compartilhe nossas postagens nas redes sociais!

Nenhum comentário:



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos ou ofensas gratuitas;
-Comentários racistas e/ou xenófobos;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Desrespeitar o autor da postagem ou outro visitante;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Removeremos quaisquer comentários que se enquadrem nessas condições.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderemos responder seus comentários de forma mais apropriada, e você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby