Image Map

1 de novembro de 2017

Ometeotl

۞ ADM Sleipnir 

Arte de zabraxxas

Ometeotl ("Deus Duplo" na língua náuatle) é o deus criador supremo das mitologias asteca e tolteca, e criador do Cemanahuatl (mundo em náuatle). Ometeotl foi pensado como sendo um par de divindades masculina e feminina, chamados respectivamente Ometecutli e Omecihuatl, e estes representavam a energia ou essência criativa da qual o poder de todos os outros deuses fluía. Eles existiam acima e além de todos os assuntos mundanos, habitando Omeyocan, o mais alto dos treze céus na mitologia asteca.

Arte de Vladimir Merchensky

Como opostos simultâneos, masculino e feminino, Ometeotl representava para os astecas a idéia de que o universo era composto de opostos polares: luz e escuridão, noite e dia, ordem e caos, etc. Na verdade, os astecas acreditavam que Ometeotl era o primeiro deus, um ser auto-criado cuja própria essência e natureza se tornaram a base para a natureza de todo o universo. Ometeotl gerou quatro filhos, todos os quais seriam figuras centrais no panteão asteca: Xipe TotecTezcatlipoca, Quetzalcoatl e Huitzilopochtli.

Não existiram templos dedicados a Ometeotl ou a quaisquer cultos ativos que o adorassem através de rituais regulares, porém referências a Ometeotl aparecem em uma série de códices e poesias do período pós-conquista asteca. 



PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

2 comentários:

  1. Boa explicação, obrigado por disponibiliza-la

    ResponderExcluir
  2. Gratidão, tomei conhecimento através da medicina da floresta o rapé e de uma canção

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby