Image Map

3 de fevereiro de 2021

Uakti

 ۞ ADM Sleipnir

Uakti é um ser mitológico pertencente ao imaginário dos índios tukanos, habitantes do Noroeste do estado brasileiro do Amazonas, às margens do Rio Negro. De acordo com a lenda, era um ser cujo o corpo era repleto de buracos, os quais reproduziam belíssimos sons quando eram atravessados pelo vento. Os sons produzidos por Uakti atraíam a atenção das  índias por onde ele passava, e ele acabava seduzindo muitas delas.

Enciumados, um grupo de índios caçaram Uakti, conseguindo capturá-lo e matá-lo. Os índios enterram o corpo de Uakti na floresta, e no local onde ele foi enterrado cresceram estranhas palmeiras. Utilizando a madeira oriunda destas palmeiras, os índios construíram instrumentos musicais que, ao serem tocados, reproduziam os mesmos sons que o vento produzia ao passar pelo corpo de Uakti.

Cultura Popular

A lenda inspirou o compositor Marco Antônio Guimarães a fundar o grupo Uakti conhecido por utilizar instrumentos musicais não convencionais, projetados e construídos pelo próprio Marco Antônio. O grupo surgiu em 1978, encerrando suas atividades em 2015.

Arte de Jader de Melo


fontes:


CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE 
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

4 comentários:

  1. Em Hunter X Hunter existe um personagem chamado Bonolenov que possui vários buracos pelo corpo e emite sons por eles, ele poderia ter sido inspirado Uakti.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conhecia o personagem. Dei uma olhada numa wiki de HXH e citam que ele e Uakti possuem essas similaridades. Interessante.

      Excluir
  2. O Uakiti era um ser maligno repleto de furos no corpo, por onde passava exalava um fedor horrível de morte e podridão, e dos furos saiam assovios lúgubres e assustadores, ele costumava perseguir e estuprar as índias que eram fadadas a morte por doenças de DSTs. Certa feita um cacique voltando da rocha se deparou com uma índia que tinha acabado de ser atacada pelo Uakiti ele a levou para a aldeia e em vão tentou reanima-la morreu seca e com a pele escura, rapidamente ele reuniu uma turma de índios para a luta, armados de tacapes, lanças, arco e flexa e coragem iniciaram a caça do Uakiti, foram guiados pelo cheiro, e logo se deparam com um ser horripilante, grande e com olhos brilhantes mas muito magro e desajeitado que logo caiu ao ser atacado pelos índios e morrendo ali mesmo. Tiveram que enterrar o bicho pois ele fedia muito. Muito tempo depois nesse lugar cresciam palmeiras estranhas e com madeira própria para flautas que soavam o memo som triste e agudo que agora não apavorava ninguém, o mal havia sucumbido e as palmeiras nasciam como touceiras.

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby