Image Map

15 de junho de 2016

Navagunjara

۞ ADM Sleipnir


Navagunjara é uma criatura presente na mitologia hindu, sendo mencionada no épico hindu Mahabharata. É uma criatura híbrida, composta por partes de nove animais diferentes, e apareceu diante do herói Arjuna durante uma de suas expedições. Navagunjara tinha a cabeça de um galo, o pescoço de um pavão, as costas de um touro, a cintura de um leão e a cauda de uma serpente. Suas patas traseiras são uma de tigre e outra de antílope, enquanto as dianteiras são uma de elefante e a outra uma mão humana.


Mito 

Certa vez Arjuna meditava em seu exílio, buscando obter uma visão divina. De repente, a terra começou a tremer e as árvores começaram a sacudir com força. Um densa nuvem de poeira surgiu diante dos olhos de Arjuna, cobrindo todo o horizonte. Assim que a poeria começou a ceder, Arjuna avistou uma figura monstruosa composta das partes de 9 animais. Amedrontado com a visão de tal criatura, Arjuna empunhou seu arco Gandiva para preparar o ataque. Ao colocar a flecha e fazer sua mira, Arjuna percebeu que o monstro não o ameaçava, mas mantinha um semblante sóbrio. Ele também notou que a mão humana segurava um lótus e Arjuna, esclarecido, soube que a figura era uma das formas que Vishnu-Krishna assumiu diante do guerreiro. Arjuna então abaixou suas armas e se prostou diante da criatura, que o abençoou.


PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

5 comentários:

  1. Não entendi co são nove animis. Vejamos cabeça de galo (1), pescoço de pavão (2), cotas de touro (3), cauda de serpente (4), patas traseiras de tigre (5) e antílope (6) e patas dianteiras de elefante (7) e mão humana (8), portanto oito animais e não nove. Onde está o que está faltando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vinícius! Falha minha no texto. Faltou a cintura dele, que é de um leão.

      Excluir
  2. Boa noite,
    Você conhece uma deusa do mal, se eu naaão me engano da mitologia da Mesopotâmia, que possuía corpo de serpente como conhecemos, patas dianteiras iguais as de águia e as traseiras iguais as de leão? Vi num livro, desfiz-me dele e agora preciso. Grata. Aurora Mª Costa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço nenhuma deusa mesopotâmica com essa descrição, mas estou pesquisando para ver se descubro algo. Você se lembra do nome do livro em que viu? Se lembrar me diga.

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby