Arte de Caitlin Lehman |
O Cuegle é uma monstruosa criatura humanoide pertencente ao folclore da Cantábria, região localizada ao Norte da Espanha. De acordo com o folclore, ele é a prole de uma Anjana (uma espécie de fada do folclore cantábrico) amaldiçoada, que devido a um feitiço maligno se transforma em uma bruxa e a cada 30 anos se acasala com ursos velhos, dando à luz essa besta abominável.
A descrição comum de um Cuegle é de um ser pequeno e bípede, dotado de uma pele negra, uma barba longa, um chifre áspero na testa e 3 olhos: um azul, outro verde e o último vermelho. Ele possui também três braços, mas os mesmos não possuem mãos.
Sua dieta consiste em pequenos animais fáceis de serem capturados, como raposas ou galinhas, mas ele também vai atrás de bebês recém-nascidos que estejam desacompanhados dos pais. Ele não pode ser morto, mas pode ser repelido pelo cheiro de folhas de carvalho e azevinho, que por algum motivo o deixa extremamente assustado e o faz fugir para bem longe.
Cultura popular
O Cuegle foi apresentado no 4º episódio da 6ª temporada da série de TV Grimm. Como a versão cantábrica, a criatura tinha três braços e três olhos. Nesta versão, no entanto, os braços continham mãos e dedos e a criatura era pálida, sem barba e não tinha chifre. Na série é dito que o Cuegle tem três olhos para ver passado, presente e futuro. Suas visões mostram que as crianças vão fazer atrocidades no futuro, e é por isso que ele tem que detê-las.
Fascinante, Grimm realmente foi uma fonte de cultura enorme...
ResponderExcluir