Image Map

15 de dezembro de 2017

Gan Jiang & Mo Ye

۞ ADM Sleipnir


Gan Jiang (chinês: 干將) e Mo Ye (chinês: 莫邪) eram um casal de artesãos de espadas que viveram durante o Período das Primaveras e Outonos, uma era na história chinesa datada entre entre 722 a.C. e 481 a.C. 

De acordo com o texto histórico Wuyue Chunqiu ("Anais de Primavera e Outono de Wu e Yue"), o rei Helü do reino de Wu ordenou que Gan Jiang e Mo Ye forjassem um par de espadas para ele em três meses. O casal iniciou o trabalho, mas o alto-forno não conseguia derreter o metal. Após sugerir que não havia chi (força vital) suficiente no forno, o casal cortou seu cabelo e suas unhas e os lançou ao fogo, enquanto 300 donzelas e crianças os ajudavam a soprar o fole.

O trabalho foi concluído em três anos, e as duas espadas receberam o nome do casal. Gang Jiang manteve para si a espada que levava seu nome, e apresentou ao rei Helü somente a espada que levava o nome de sua esposa, Mo Ye. O rei já estava furioso por estar recebendo a sua encomenda três anos depois, uma vez que a queria em apenas três meses e ainda estava recebendo apenas uma espada, e não duas como o solicitado. Quando descobriu que Gan Jiang havia mantido a outra espada para si próprio, o rei tratou de matá-lo.



Antes de sua morte, Gan Jiang já havia previsto a reação do rei, então deixou uma mensagem para Mo Ye e seu filho que estava pra nascer, dizendo-lhes onde ele havia escondido a Espada Ganjiang. Vários meses depois, Mo Ye deu à luz o filho de Gan Jiang, Chi (赤), e anos depois ela lhe contou a história de seu pai. Chi encontra a espada, e ansioso para vingar a morte de seu pai, parte em direção ao castelo do rei. Enquanto isso, o rei Helu havia sonhado com um jovem que desejava matá-lo e, com medo, colocou uma recompensa na cabeça do mesmo. 

Ao longo do caminho, um assassino enviado pelo rei encontrou Chi. Indignado e cheio de angústia, o jovem começou a chorar e contou ao assassino a sua história. Com pena, o assassino sugeriu que o jovem se rendesse e lhe entregasse a espada, e ele mesmo vingaria Gan Jiang em seu lugar. Chi então se suicida, confiando ao assassino a espada de seu pai.

O assassino cortou a cabeça de Chi e a trouxe, juntamente com a espada de Ganjiang ao rei Helu, que ficou muito feliz. No entanto, o rei estava se sentindo desconfortável com a cabeça de Chi olhando para ele. O assassino pediu ao rei para ferver a cabeça de Chi em um caldeirão de óleo fervente, mas a cabeça de Chi ainda permaneceu olhando o rei mesmo depois de 3 dias e 3 noites, sem qualquer sinal de decomposição. O assassino disse ao rei que ele precisava olhá-la mais de perto para que a cabeça se decompusesse sob o poder do rei. O rei concordou, e foi até o caldeirão, onde se inclinou para encarar a cabela de Chi. O assassino aproveitou a oportunidade e o decapitou, fazendo com que a cabeça do rei caísse dentro do caldeirão, ao lado da cabeça de Chi. 


O assassino por sua vez cortou sua própria cabeça, que também caiu na água fervente. A carne das cabeças foi fervida, de modo que nenhum dos guardas foi capaz de reconhecer qual cabeça pertencia a quem. Os guardas e os vassalos decidiram que os três deveriam ser honrados como reis. As três cabeças foram finalmente enterradas no condado de Yichun e sua sepultura é chamada de "Túmulo dos Três Reis". 

Cultura Popular
  • Na franquia Fate, Gan Jiang e Mo Ye dão nome a duas espadas, características do espírito heróico Archer. Em japonês, seus nomes foram traduzidos como Kanshou (Ganjiang) e Bakuya (Mo Ye);
  • No anime e mangá Kingdom, Gan Jiang e Mo Ye são referenciados como tendo feito a Espada Bakuya (Mo Ye). Ela é a arma pessoak do comandante do exército de Chu, Kou Yoku (Xiang Yi);
  • Gan Jiang é um dos heróis presentes no mobile game Honor of Kings. Em seus braços, ele carrega sua amada Mo Ye durante as partidas.
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

3 comentários:

  1. Aqui por causa das adagas usada pelo Archer Emiya de Fate/Stay Night, Kanshou e Bakuya.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante, eu não sabia que eram os nomes das adagas dele. Muito legal!

      Excluir
  2. Aqui por Qian Qiu
    Ótima história

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby