Image Map

25 de dezembro de 2017

Tió de Nadal, o "Cagador de Presentes de Natal"

۞ ADM Sleipnir


O Tió de Nadal ("Tolete de Natal" em catalão) é uma bizarra tradição de Natal da região da Catalunha, na Espanha. Trata-se de um tronco de árvore com um rosto pintado em uma das faces e com duas patas dianteiras, que de acordo com a lenda, defeca presentes no dia de Natal. Ele faz uma aparição nas casas catalãs todos os anos no dia 8 de dezembro, na festa da Imaculada Conceição. As crianças devem manter o tolete como um animal de estimação até o Natal, alimentando-o e mantendo-o aquecido com uma manta. Eles acreditam que o tolete vai crescer se alimentado e protegido adequadamente.


Os pais, sem o conhecimento das crianças, substituem os toletes todos os dias por troncos maiores, até a véspera de Natal, quando o Tió é considerado adulto. O tolete é colocado no centro da sala e coberto com um grande cobertor vermelho. As crianças se reúnem ao seu redor, cantam e batem nele com paus repetidamente, até que ele "cague" todos os presentes. Antigamente, a tradição se baseava em colocar o tronco na fogueira, ordenando-lhe defecar, mas como atualmente não existem muitas casas com lareiras, basta somente surrar o tronco.

Segundo a tradição, antes de bater no pobre Tió, todas as crianças devem sair da sala e rezar para que ele entregue muitos presentes. Isto, naturalmente, é a oportunidade perfeita para os adultos esconderem os presentes debaixo do cobertor. 



CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTAGENS DA SÉRIE

NÃO DEIXE O BLOG MORRER! Separe um minuto para comentar, elogiar ou criticar as publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo!

2 comentários:

  1. É, quando a gente pensa que já viu tudo quanto é bizarrice aparece o portal dos mitos com mais uma kkkkk. Desejo a vocês um ótimo natal, esse ano foi realmente muito legal, meu conhecimento cultural aumentou muito graças a vocês.

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante, e muito bem vindo, porém peço que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby