Image Map

25 de dezembro de 2017

Tió de Nadal, o "Cagador de Presentes de Natal"

۞ ADM Sleipnir


O Tió de Nadal ("Tolete de Natal" em catalão) é uma bizarra tradição de Natal da região da Catalunha, na Espanha. Trata-se de um tronco de árvore com um rosto pintado em uma das faces e com duas patas dianteiras, que de acordo com a lenda, defeca presentes no dia de Natal. Ele faz uma aparição nas casas catalãs todos os anos no dia 8 de dezembro, na festa da Imaculada Conceição. As crianças devem manter o tolete como um animal de estimação até o Natal, alimentando-o e mantendo-o aquecido com uma manta. Eles acreditam que o tolete vai crescer se alimentado e protegido adequadamente.


Os pais, sem o conhecimento das crianças, substituem os toletes todos os dias por troncos maiores, até a véspera de Natal, quando o Tió é considerado adulto. O tolete é colocado no centro da sala e coberto com um grande cobertor vermelho. As crianças se reúnem ao seu redor, cantam e batem nele com paus repetidamente, até que ele "cague" todos os presentes. Antigamente, a tradição se baseava em colocar o tronco na fogueira, ordenando-lhe defecar, mas como atualmente não existem muitas casas com lareiras, basta somente surrar o tronco.

Segundo a tradição, antes de bater no pobre Tió, todas as crianças devem sair da sala e rezar para que ele entregue muitos presentes. Isto, naturalmente, é a oportunidade perfeita para os adultos esconderem os presentes debaixo do cobertor. 




CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTAGENS DA SÉRIE
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

2 comentários:

  1. É, quando a gente pensa que já viu tudo quanto é bizarrice aparece o portal dos mitos com mais uma kkkkk. Desejo a vocês um ótimo natal, esse ano foi realmente muito legal, meu conhecimento cultural aumentou muito graças a vocês.

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby