Arte de Rodrigo Viany (Sleipnir) |
Urcaguary (ou Urcaguay) é na mitologia inca o deus guardião dos metais, pedras preciosas e outros tesouros subterrâneos. Seu nome pode ter se originado de Urqu, que significa "colina" em quechua, e Wari, que tem muitas interpretações e, em uma delas, pode ser traduzido como "primitivo" ou "original".
Ele é descrito como um ser híbrido, o qual segundo algumas fontes possui o corpo de uma serpente e uma cabeça e chifres de taruca (uma espécie de veado andino), enquanto outras afirmam que apenas seus chifres são os de um taruca. Sua cauda serpentina é dita ser adornada com correntes de ouro.
Acredita-se que o Urcaguary viva sob as montanhas, ou seja, em locais que compõem o Uku Pacha (submundo inca). É nesses lugares que ele protege tesouros e pedras preciosas de pessoas maldosas e gananciosas que ousam roubá-los. Uma história conta que Urcaguary habita a caverna Paqariq Tampu, de onde o herói cultural e primeiro governante inca Manco Capac e seus irmãos emergiram.
fontes:
- Encyclopedia of Ancient Deites, de Charles Russell Coulter e Patricia Turner;
- https://www.godchecker.com/inca-mythology/URCAGUARY
- https://es.wikipedia.org/wiki/Mitolog%C3%ADa_incaica
Nenhum comentário:
Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:
1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.
Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.
De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.