Pamola (abenaki: "Ele Amaldiçoa Na Montanha", também conhecido como Pomola, Bemola, Bmola, Bemohla, Bmohla, Bahmolai, Pomolo, Bumole, Pamolai, Pamole, P'mula, P-mol-a) é um espírito pássaro pertencente à mitologia dos povos Abenaki e Penobscot. Especificamente, de acordo com a tribo Penobscot, Pamola habitava o Monte Katahdin, a montanha mais alta do estado norte-americano do Maine, e era tido como o deus protetor da mesma, sendo associado a noite, ao vento, a neve e as tempestades.
Ele é geralmente descrito como um ser com um corpo de um homem, uma cabeça de alce e asas e garras de uma águia. Algumas descrições o apresentam apenas como um pássaro com a cabeça de alce, e existe ainda uma lenda relatando que ele era grande o suficiente para carregar um alce, não que se parecesse com um.
Pamola era ao mesmo tempo temido e respeitada pelos Abenakis e Penobscots, e sua presença era uma das principais razões pelas quais escalar a montanha era considerado um tabu. Dizem que ele devorava aqueles que tentavam escalar o monte e há ainda histórias sobre mulheres que foram violadas por ele.

fontes:
- http://www.native-languages.org/pomola.htm
- Wikipédia (em inglês)
Pamola seria a mesma águia que Gluskabe teria prendido suas asas?
ResponderExcluir