13 de maio de 2019

Pamola

۞ ADM Sleipnir

Pamola (também conhecido como Pomola, Bemola, Bmola, Bemohla, Bmohla, Bahmolai, Pomolo, Bumole, Pamolai, Pamole, P'mula, P-mol-a) é um espírito pássaro pertencente à mitologia dos povos Abenaki e Penobscot. Especificamente, de acordo com a tribo Penobscot, Pamola habitava o Monte Katahdin, a montanha mais alta do estado norte-americano do Maine, e era tido como o deus protetor da montanha, sendo associado à noite, ao vento, à neve e às tempestades.

Ele é geralmente descrito como um ser com o corpo de um homem, a cabeça de um alce e asas e garras de uma águia. Algumas descrições o apresentam apenas como um pássaro com a cabeça de alce, e há uma lenda que afirma que ele era grande o suficiente para carregar um alce, em vez de apenas se parecer com um. Pamola era tanto temido quanto respeitado pelos Abenakis e Penobscots, e sua presença era uma das principais razões pelas quais escalar o Monte Katahdin era considerado tabu. Ele era conhecido por devorar aqueles que ousavam subir a montanha, e há relatos de mulheres que foram levadas por ele e violadas.

Lendas

As histórias em torno de Pamola descrevem-no como um espírito poderoso e vingativo. Os Penobscots faziam sacrifícios para apaziguá-lo, temendo que ele os amaldiçoasse ou causasse algum mal. Embora caçassem e pescassem nas florestas e lagos ao redor do Monte Katahdin, jamais tentavam alcançar seu topo, pois acreditavam que quem subisse jamais retornaria, sendo morto ou devorado por Pamola.

Em uma das tradições, um Penobscot tentou escapar da morte certa após uma tempestade de neve inesperada, clamando por Pamola em desespero. O espírito, atraído pelos sacrifícios de óleo e gordura queimados no acampamento do caçador, desceu da montanha e poupou sua vida. Pamola, ao ser chamado de "parceiro" pelo caçador, o aceitou e o levou para o interior da montanha, onde lhe ofereceu conforto e até mesmo sua filha como esposa, alertando-o para nunca se casar novamente com outra mulher, sob pena de ser condenado a viver para sempre no Monte Katahdin.

No entanto, a lenda não termina aí. Outro episódio relata que Pamola raptou uma jovem que duvidava de sua existência, levando-a para dentro da montanha e tornando-a sua companheira. Ela deu à luz um filho com poderes sobrenaturais, capaz de matar com o simples apontar de seu dedo. Esse poder causou grande temor entre os membros da tribo, e a mulher foi aconselhada a manter o filho afastado da sociedade. Pamola, mais uma vez, advertiu que ela não deveria se casar novamente, ou ambos seriam levados de volta para a montanha para sempre. Eventualmente, ao ceder à pressão da tribo e se casar novamente, ela e seu filho desapareceram para nunca mais serem vistos.

Arte de Shane-D-Solomon
fontes:


Postagem revisada e atualizada em 21/10/2024
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Um comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby