Image Map

13 de maio de 2019

Pamola

۞ ADM Sleipnir



Pamola (abenaki: "Ele Amaldiçoa Na Montanha", também conhecido como Pomola, Bemola, Bmola, Bemohla, Bmohla, Bahmolai, Pomolo, Bumole, Pamolai, Pamole, P'mula, P-mol-a) é um espírito pássaro pertencente à mitologia dos povos Abenaki e PenobscotEspecificamente, de acordo com a tribo Penobscot, Pamola habitava o Monte Katahdin, a montanha mais alta do estado norte-americano do Maine, e era tido como o deus protetor da mesma, sendo associado a noite, ao vento, a neve e as tempestades.


Ele é geralmente descrito como um ser com um corpo de um homem, uma cabeça de alce e asas e garras de uma águia. Algumas descrições o apresentam apenas como um pássaro com a cabeça de alce, e existe ainda uma lenda relatando que ele era grande o suficiente para carregar um alce, não que se parecesse com um.

Pamola era ao mesmo tempo temido e respeitada pelos Abenakis e Penobscots, e sua presença era uma das principais razões pelas quais escalar a montanha era considerado um tabu. Dizem que ele devorava aqueles que tentavam escalar o monte e há ainda histórias sobre mulheres que foram violadas por ele.


fontes:
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Um comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby