Image Map

10 de maio de 2019

Tulpar


۞ ADM Sleipnir

Tulpar (russo: Тулпар​) é um mítico cavalo alado pertencente à mitologia turca, comparável ao Pégaso da mitologia grega. Normalmente atuando como a montaria de um herói cultural, o Tulpar o serve como um assistente indispensável e incorruptível, ajudando-o na luta contra monstros e protegendo-o dos mais variados perigos.
Um Tulpar é reconhecido por sua grande velocidade, mas também possui o poder de lançar ventos e relâmpagos, e ainda consegue compreender os pensamentos e ações de outros seres (humanos, animais, deuses, demônios, etc), podendo ele mesmo se comunicar usando uma voz humana.

A aparência de um Tulpar não é num primeiro momento algo bonito de se ver. À primeira vista, ele é um cavalo feio, magro e sarnento. Uma vez que ele tenha suas qualidades especiais reconhecidas por um valoroso herói, ele assume a aparência de um belo corcel. Dizem que suas asas não devem ser vistas por ninguém, nem mesmo pelo seu cavaleiro. Caso isso ocorra, o mesmo morrerá, ou segundo algumas histórias, ele perderá seu poder ou abandonará seu dono. Por isso, o Tulpar evitar mostrá-las, geralmente fazendo-o somente no escuro.

Arte de TelorLareda

A lenda do Tulpar provavelmente surgiu com os primeiros habitantes da Ásia Central, que caçavam montados a cavalo e usando aves de rapina. Os dois animais acabaram sendo fundidos pela imaginação popular tornando-se uma só criatura.

O Tulpar aparece nos emblemas de estado do CasaquistãoMongólia Bascortostão.


Emblema do estado da Mongólia


fontes:
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby