
Ngani-vatu (também conhecido como Ngutu-Lei) é uma criatura mitológica da tradição oral das Ilhas Fiji, descrita como uma ave monstruosa, antropófaga e gigantesca. É comparável ao Poua-Kai, da mitologia maori, e ao Roc, das Mil e Uma Noites, sendo parte de um grupo de aves míticas colossais encontradas em diversas culturas insulares e marítimas.
O Ngani-vatu é retratado como um pássaro predador de proporções imensas, com envergadura tão vasta que sua silhueta bloqueia a luz do sol quando sobrevoa o céu. Seu bater de asas é tão poderoso que provoca tempestades sobre a terra e o mar. A criatura se alimenta de animais, mas suas presas preferidas são seres humanos, tornando-se uma ameaça lendária para os habitantes das ilhas do Pacífico.
Lenda de Okova
Segundo a tradição fijiana, o herói Okova estava pescando em alto-mar com sua esposa, Tutu-wathiwathi, em um barco à vela, quando o céu escureceu repentinamente. O Ngani-vatu surgiu voando sobre eles e, com um ataque súbito, capturou Tutu-wathiwathi, levando-a pelos ares. O herói tentou seguir a criatura, mas esta desapareceu rapidamente.

Determinado a encontrá-la, Okova navegou por diversas ilhas até chegar a Sawailau, onde, segundo relatos, o pássaro descansava todas as noites. Em uma vasta caverna na ilha, Okova encontrou um monte de esqueletos humanos e, entre eles, o dedo de sua esposa. Diante da tragédia, jurou vingar sua morte e partiu em busca de ajuda.
Ele retornou à ilha com seu cunhado, Kokoua, e os dois se esconderam dentro da caverna. Quando o Ngani-vatu retornou trazendo uma nova vítima, os dois heróis aguardaram o momento certo e, enquanto o monstro devorava a presa, aproximaram-se sorrateiramente. Posicionando-se sob as pernas da ave, cravaram suas lanças com força total em seu abdômen, ferindo-a mortalmente.
Ao cair, o corpo gigantesco do Ngani-vatu causou um desmoronamento de rochas dentro da caverna. Os heróis sobreviveram e arrancaram uma de suas penas para substituir a vela danificada de seu barco. Depois, arrastaram o corpo da criatura até o topo de um penhasco e o lançaram ao mar. O impacto da queda acabou provocando um terrível tsunami que atingiu diversas ilhas distantes.

- ROSE, C. Giants, monsters, and dragons : an encyclopedia of folklore, legend, and myth. New York: Norton, 2001.
- BANE, T. Encyclopedia of beasts and monsters in myth, legend and folklore. Jefferson, North Carolina: Mcfarland & Company, Inc., Publishers, 2016.
Postagem revisada e atualizada em 20/07/2025
Ngani-vatu


Nenhum comentário:
Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:
1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.
Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.
De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.