Image Map

19 de junho de 2019

Ngani-vatu

۞ ADM Sleipnir


Ngani-vatu (também conhecido como Ngutu-lei) é um gigantesco pássaro presente no folclore de Fiji, mais especificamente da ilha Sawa-i-Lau. De acordo com o folclore, suas asas são grandes o suficiente para bloquear a luz do sol, e ao batê-las, Ngani-vatu pode provocar tempestades violentas.

Suas presas preferidas são animais e também seres humanos, os quais ele captura e leva para o seu covil para devorá-los. Em um mito, um casal chamado Okova e Tutu-wathiwathi pescava em um barco quando Ngani-vatu desceu dos céus sobre eles, capturando Tutu-wathiwathi com suas garras e levando-a embora. Okova tentou persegui-los, mas logo perdeu o rastro deles.

Okova então buscou a ajuda de seu irmão, Rokoua, e foram juntos até o covil do pássaro na ilha Sawa-i-Lau. Chegando lá, tudo o que encontraram foi um dedo de Tutu-wathiwathi, ao lado de uma pilha de ossos. Okova guardou o dedo em memória de seu amor, e juntamente com Rokoua, aguardaram o retorno de Ngani-vatu. Após algum tempo, Ngani-vatu finalmente retornou, trazendo cinco tartarugas em seu bico e dez botos em suas garras. 


Enquanto o temível pássaro separava suas presas, Okova e Rokoua pularam sobre ele cravando suas lanças em seu intestino. Mesmo ferido, Ngani-vatu levantou voo, mas acabou sucumbindo e caindo no mar. Sua queda provocou uma enorme onda que atingiu as ilhas próximas.

NÃO DEIXE O BLOG MORRER! Separe um minuto para comentar, elogiar ou criticar as publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante e ajuda a manter o blog ativo!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante, e muito bem vindo, porém peço que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby