Image Map

22 de dezembro de 2023

Yule Lads

۞ ADM Sleipnir

Yule Lads, juntos de sues pais Grýla, Leppaludi e do Gato de Yule, Arte de Marc Potts

Os Yule Lads (islandês Jólasveinar; às vezes chamados Yuletide-lads ou Yulemen) são no folclore islandês um grupo composto por treze irmãos, filhos de Grýla Leppaludi (ogros conhecidos no folclore como sendo devoradores de crianças travessas) e ditos visitarem os lares islandeses durante os 13 dias que antecedem o Natal. Durante esse período,  eles praticam diversas travessuras, mas também deixam pequenos presentes em sapatos que as crianças colocam nos parapeitos das janelas, enquanto deixam batatas podres nos sapatos das crianças desobedientes.

Assim como sua mãe, os Yule Lads foram originalmente retratados pelo autor islandês Jón Árnason (1819-1888) não como doadores de presentes, mas como sequestradores de crianças que se comportaram mal durante a época do Natal, juntamente com suas habituais atividades brincalhonas. Nos tempos modernos, os Yule Lads são retratados em um papel mais benevolente, comparável ao Papai Noel e outras figuras relacionadas. Eles geralmente são retratados vestindo roupas islandesas do final da Idade Média, mas às vezes são mostrados com o traje tradicionalmente usado pelo Papai Noel, especialmente em eventos infantis.

Os 13 Yule Lads

Cada Yule Lad chega individualmente e permanece por treze dias, a partir do dia 12 de dezembro. Assim que o primeiro Yule Lad partir, no dia de Natal, os demais farão o mesmo um por um, até o último partir no dia 6 de janeiro. 

Stekkjarstaur



Stekkjarstaur  ("torrão de ovelha")  é o primeiro dos Yule Lads, e aparece no dia 12 de dezembro. Diz-se que ele suga leite de ovelhas e é conhecido por ter pernas de pau. Assim como é o primeiro a aparecer, Stekkjarstaur é o primeiro a ir embora, partindo no dia 25 de dezembro.



Giljagaur 



Giljagaur ("olhar furtivo")  é o segundo dos Yule Lads, aparecendo no dia 13 de dezembro e indo embora no dia 26 de dezembro. Ele é conhecido por se esconder em celeiros e roubar a espuma dos baldes de leite. 

Stúfur

Stúfur ("anão") é o terceiro dos Yule Lads, aparecendo no dia 14 de dezembro e indo embora no dia 27 de dezembro. Ele é conhecido por ser incomumente baixo, e por roubar panelas para comer as crostas de comida deixadas nelas. 

Þvörusleikir


Þvörusleikir ("lambedor de colher") é o quarto dos Yule Lads, aparecendo no dia 15 de dezembro e indo embora no dia 28 de dezembro. Ele é conhecido por ser alto e magro e por roubar þvörur (colheres de madeira compridas) para lambê-las. 

Pottaskefill

Pottaskefill ("lambedor de panela") é o quinto dos Yule Lads, aparecendo no dia 16 de dezembro e indo embora no dia 29 de dezembro. Assim como seu irmão Stúfur, Pottaskefill é conhecido por roubar e se alimentar de sobras de panelas. 

Askasleikir 


Askasleikir ("lambedor de tigela") é sexto dos Yule Lads, aparecendo no dia 17 de dezembro e indo embora no dia 30 de dezembro. Ele é conhecido por se esconder debaixo das camas, onde as pessoas guardam suas askur (uma tigela típica islandesa usada para armazenar comida). Ele então rouba a askur e come o que houver dentro dela.

Hurðaskellir 

Hurðaskellir ("batedor de porta") é o sétimo dos Yule Lads, aparecendo no dia 18 de dezembro e indo embora no dia 31 de dezembro. Ele é o mais barulhento dentre eles, sendo conhecido por bater portas, especialmente durante a noite. 

Skyrgámur

Skyrgámur ("devorador de skyr") é o oitavo dos Yule Lads, aparecendo no dia 19 de dezembro e indo embora no dia 1º de janeiro. Ele conhecido por ser obcecado por skyr, um tradicional iogurte islandês. 

Bjúgnakrækir


Bjúgnakrækir ("ladrão de salsichas") é nono dos Yule Lads, aparecendo no dia 20 de dezembro e indo embora no dia 2 de janeiro. Ele é conhecido por se esconder nas vigas das casas e roubar salsichas que estavam sendo defumadas.


Gluggagægir

Gluggagægir ("espião de janela") é o décimo dos Yule Lads, aparecendo no dia 21 de dezembro e indo embora no dia 3 de janeiro. Provavelmente o mais assustador dentre os Yule Lads, Gluggagægir espia pelas janelas das pessoas para ver se há algo que ele possa roubar.


Gáttaþefur

Gáttaþefur ("farejador de porta") é o décimo primeiro dos Yule Lads, aparecendo no dia 22 de dezembro e indo embora no dia 4 de janeiro. Ele é conhecido por ter um nariz extremamente longo e grande e um incrível senso de olfato, o qual geralmente usa para procurar pelo delicioso Laufabrauð, um tipo tradicional de pão islandês que é justamente consumido com mais frequência na época do Natal.

Ketkrókur

Ketkrókur ("gancho de carne") é o penúltimo dos Yule Lads, aparecendo no dia 23 de dezembro e indo embora no dia 5 de janeiro. Ele é conhecido por usar um gancho para roubar carne.

Kertasníkir


Kertasníkir ("ladrão de velas") é o décimo terceiro e o último dos Yule Lads, aparecendo no dia 24 de dezembro, véspera de Natal, e indo embora no dia 6 de dezembro. Ele segue as crianças para roubar suas velas (que costumam ser comestíveis, feitas de gordura).

Cultura Popular

Em "Um Conto de Inverno", último episódio da primeira temporada da série O Mundo Sombrio de Sabrina (Netflix),  a casa dos Spellman é aterrorizada pelos Yule Lads, espíritos semelhantes a poltergeist que normalmente são controlados por Gryla. Eles se deleitam em causar travessuras por toda a casa, até que Gryla vem coletá-los e levá-los de volta para as montanhas. 

No décimo episódio da segunda temporada de Hilda (Netflix), os Yule Lads aparecem como criaturas travessas que visam perturbar e também capturar crianças travessas para Gryla, um monstro que pretende comer as crianças em um ensopado. Nessa representação, os Yule Lads já foram crianças humanas que fizeram um pacto com Gryla para encontrar outras crianças travessas para ela comer e, assim, foram transformados em sua forma atual.

Yule Lads em Hilda (Netflix)


CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTAGENS DA SÉRIE


PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Um comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby