Image Map

13 de dezembro de 2023

Nornas

۞ ADM Sleipnir

As Nornas (do nórdico antigo Nornir) são na mitologia nórdica seres femininos responsáveis por criar e controlar o destino, o que as tornam umas das mais poderosas entidades do cosmos. De acordo com uma descrição das Nornas presente no poema nórdico antigo Fáfnismál ("os ditos de Fafnir"), existem muitas delas, e ninguém conhece o seu número exato. Além disso, o texto afirma que "algumas delas vêm dos deuses, outras dos elfos e ainda outras dos anões". O Völuspáprimeiro poema da Edda Poética, no entanto, apresenta uma descrição diferente e mais grandiosa delas, que veio a se tornar a imagem padrão associada às Nornas nos dias atuais. Nele as Nornas são seres misteriosos que não parecem pertencer a nenhum dos tipos reconhecidos de seres que povoam o outro mundo nórdico. Existem exatamente três delas, e seus nomes sugerem a capacidade delas de moldar o conteúdo do tempo: 

  • Urd (nórdico antigo Urðr, "passado", também uma palavra que significa "destino");
  • Verdandi (nórdico antigo Verðandi, "presente");
  • Skuld (nórdico antigo Skuld, "futuro").

As três são ditas viverem em um salão junto a um poço (Urðarbrunnr, "Poço do Destino") sob Yggdrasil, a poderosa árvore no centro do outro mundo nórdico, que sustenta os Nove Mundos em seus galhos e raízes. 

Arte de Anastasia Marchi

Embora seus nomes sugiram que elas sejam associadas respectivamente ao passado, ao presente e ao futuro, não existem fundamentos na mitologia nórdica que sustentem a noção de que elas sejam especificamente associadas a esses aspectos do tempo. O mais certo é que as três representam o destino conforme ele está entrelaçado com o fluxo do tempo. Além disso, foram propostas teorias de que a ideia de que existem três nornas principais pode ser devida a uma influência tardia da mitologia grega e romana, onde também existem deusas giratórias do destino (Moiras e Parcas). 

Diferentes imagens são usadas para representar a atividade de tecelagem do destino das Nornas ao longo da literatura nórdica antiga. As três mais comuns são lançar sortes de madeira, tecer um pedaço de pano e esculpir símbolos - provavelmente runas - na madeira.

Não existem evidências de que as Nornas tenham sido adoradas, embora seja possível que elas tenham sido reverenciadas ou respeitadas. Lamentar o próprio destino é um elemento relativamente comum na literatura nórdica antiga, e na literatura germânica antiga e medieval de maneira mais ampla, então podemos ter certeza de que se os vikings achassem possível pedir às Nornas para mudar seus destinos, eles o teriam feito. Mas, na visão nórdica, o destino era cego e absolutamente implacável. Não era possível alterá-lo; tudo o que restava era decidir a atitude com a qual você enfrentaria o que quer que o destino trouxesse.

Arte de Livia de Simone

Cultura Popular
  • As Nornas são os personagens principais do mangá e anime Oh My Goddess!. Verdandi (aqui chamada de Belldandy devido à transliteração japonesa) é a protagonista feminina da série. Sua irmã mais velha, Urd e sua irmã mais nova, Skuld, são personagens de apoio importantes na história.
  • A banda de death metal Amon Amarth lançou em 2004 um álbum intitulado Fate of Norns;
  • No bestseller Magic Tree House, Jack e Annie encontram as Nornas em uma de suas aventuras;
  • No game Shin Megami Tensei: Devil Children 2, conhecido na América do Norte como Demikids, as Nornas aparecem individualmente como guardiãs do tempo e são demônios recrutáveis no pós-jogo. Se todas forem coletadas, podem ser fundidas para formar um demônio singular e poderoso conhecido como "Norn", que compartilha características dos três demônios individuais que a compõem e tem acesso aos três elementos que suas partes individuais possuem.
Nornas em Oh My Goddess!
  • As Nornas estão presentes no livro Galactic Pot-Healer de Philip K. Dick, como entidades que guardam um livro onde o futuro já está escrito.
  • No romance American Gods, de Neil Gaiman, as Nornas são representadas como três mulheres (uma muito alta, uma de altura média e a última uma anã) que ajudam Shadow em sua vigília por Wednesday (Odin) na árvore freixo, depois ficam em uma cabana próxima; elas revivem a esposa morta de Shadow usando a água do poço de Urd; e profetizam a Mr. Town, um associado de Mr. World, que seu pescoço será quebrado.
  • As Nornas aparecem na história em quadrinhos The Wicked + The Divine, de Kieron Gillen e Jamie McKelvie, de 2014 a 2018.
As Nornas em The Wicked + The Divine

  • As Nornas são mencionadas no jogo God of War (2018), o oitavo episódio da série God of War, que marcou a incursão da franquia na mitologia nórdica. À medida que o protagonista Kratos e seu filho, Atreus, partem em uma jornada pelo reino de Midgard, eles continuamente encontram baús conhecidos como Nornir Chests, cada um dos quais pode ser aberto localizando três selos de runas escondidos e os atingindo rapidamente com o Leviathan Axe. Cada um dos Nornir Chests contém colecionáveis que gradualmente aprimoram os medidores de Saúde e/ou Fúria de Kratos. Na sequência God of War Ragnarök (2022), Kratos, Freya e a cabeça de Mimir viajam até as Nornas para descobrir o que Atreus está fazendo em Asgard. Eles conseguem alcançar as Nornas e descobrir que Heimdall (Guardião de Asgard) está planejando matar Atreus. Ao contrário das Moiras encontradas em God of War II, o jogador não enfrenta as Nornas.
  • O MMO Guild Wars 2 tem uma raça de pessoas com tema viking chamada norn; sua história e etimologia se inspiram na mitologia e culturas vikings.
Nornas em God of War

fontes:


PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Um comentário:

  1. Cara, muito bom, eu lembrei agora se não me engano, na série animada do Hércules da disney, o hércules viaja pras terras nórdicas e lá, ele e o Phil, encontram as nornas. Muito bom o post.

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby