Image Map

13 de dezembro de 2021

Nasu babā

۞ ADM Sleipnir

Nasu babā (ou Nasubi babājaponês 茄子 婆 ou な す ば ば あ,  "bruxa berinjela") é um yokai pertencente ao folclore japonês, dito assombrar o Monte Hiei, em particular os arredores do complexo do templo budista Enryaku-ji. Sua aparência é descrita como a de uma bruxa bem velha e feia. Sua pele possui uma coloração roxa escura e seu rosto se assemelha a uma berinjela com dentes.

Apesar de sua aparência grotesca e assustadora, Nasu babā não é um yokai perverso. Ela passa a maior parte do tempo espreitando em quartos escuros ao redor de Enryaku-ji ou vagando pelo Monte Hiei, longe de olhares curiosos. No entanto, quando ocorre algum incidente no templo, dizem que ela toca o sino do mesmo para alertar as pessoas que vivem ali. Em 1571, Oda Nobunaga atacou Enraku-ji e incendiou o complexo do templo. Os monges em fuga relataram terem visto através das chamas uma velha desgrenhada tocando o sino do templo para alertar a todos sobre o incêndio.

Nas raras ocasiões em que o caminho da Nasu babā se cruza com o de uma pessoa, ela a cumprimenta com um grande sorriso. O choque costuma ser suficiente para fazer a pessoa desmaiar, mas a Nasu babā é capaz de reanimá-la com sua magia e enviá-la com segurança ao seu destino.

Origem 

Uma lenda conta que a Nasu babā já foi uma mulher humana. Ela teria sido uma mulher nobre de alto escalão que viveu há centenas de anos e serviu na corte imperial. Porém, devido a algum crime que ela cometeu (alguns dizem que ela matou um animal e comeu sua carne, outros dizem que ela cometeu um assassinato) ela foi sentenciada a ir para o inferno após a morte. No tempo que lhe restava de vida, porém, ela se arrependeu de seus pecados e pediu aos budas e aos sacerdotes de Enryaku-ji que a perdoassem. Quando a sua morte ocorreu, seu corpo foi mandado ao inferno, porém, seu espírito recebeu permissão dos budas para permanecer no Monte Hiei. Até hoje, em sinal de gratidão aos budas, ela toca o sino do templo para avisar a todos sobre algum desastre.



fonte:


CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTAGENS DA SÉRIE

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

2 comentários:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby