Image Map

23 de outubro de 2023

A Origem do Açaí

۞ ADM Sleipnir

O açaí (Euterpe oleracea) é uma fruta nativa da região amazônica, principalmente encontrada no Brasil, Peru, Colômbia e outras áreas da América do Sul. Esta fruta, conhecida por suas propriedades antioxidantes e benefícios à saúde, cresce em cachos nas palmeiras açaizeiras. A lenda de sua origem faz parte do rico folclore da região Norte, e é uma expressão da resiliência humana e das bênçãos que podem surgir mesmo nos momentos mais sombrios. 

A Origem do Açaí

Há muitos e muitos anos, nas densas florestas de Belém, no Pará, florescia uma tribo indígena próspera. Contudo, à medida que a população crescia, a abundância de alimentos não conseguia mais suprir as necessidades do povo. Itaki, o respeitado cacique, tomou uma decisão angustiante para garantir a sobrevivência dos mais velhos: a partir daquele dia, todos os bebês nascidos seriam sacrificados. A tristeza se abateu sobre a tribo, e mesmo a filha de Itaki, Iaçã, não escapou dessa terrível regra, sendo forçada a sacrificar sua própria filha recém-nascida.

O luto consumiu Iaçã, que passou dias reclusa, chorando em sua oca. Desesperada, ela implorou ao deus Tupã por uma alternativa que pudesse salvar seu povo sem recorrer ao sacrifício de crianças. Comovido pela dor de Iaçã, Tupã decidiu intervir. Uma noite, Iaçã ouviu o choro de uma criança do lado de fora de sua oca. Ao investigar, deparou-se com a visão surpreendente de sua filha ao lado de uma palmeira. Em um gesto de amor, Iaçã correu para abraçar a criança, que misteriosamente desapareceu. Incapaz de conter a tristeza, Iaçã chorou até desfalecer.

Na manhã seguinte, seu corpo foi encontrado abraçado à palmeira, exibindo um sorriso tranquilo. Itaki, emocionado com a cena, decidiu sepultar sua filha ali mesmo, aos pés da palmeira, como um símbolo de amor eterno. Dias depois, Itaki notou que pequenos frutos roxos nasciam da palmeira. Em um gesto de gratidão, batizou a árvore de "Açaí", homenageando sua filha (Iaçã ao contrário). A palmeira generosa floresceu e alimentou a tribo, encerrando a era dos sacrifícios.

Arte de Marcio Luiz Quedinho

fontes:




CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE 

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

2 comentários:

  1. adorei o novo visual do blog, ficou maneiro e que bom que vc trouxe outra lenda brasileira, eu já estava com saudades de lendas BR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Leo. Sempre que possível trarei algo relacionado ao folclore brasileiro.

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby